RÁDIOS

POLÍTICA

Manifestação na Paulista termina em frente à sede da Presidência da República

A manifestação teve início por volta das 16h no vão-livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp)

Por Redação
01/04/2016 • 21h29
Compartilhar

Depois de uma caminhada de pouco mais de uma hora pela Avenida Paulista, o ato contra a polarização política, o ajuste fiscal e pela defesa dos direitos dos trabalhadores terminou pouco antes das 20h. Chamado de “Chega de Mentiras e Fora Todos”, o ato foi apoiado por partidos políticos, como o PSTU, e centrais sindicais, como a CST-Conlutas, entre outras entidades.

A manifestação teve início por volta das 16h no vão-livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp). Por volta das 18h10, os manifestantes fecharam a Avenida Paulista, sentido Consolação, e saíram em caminhada até a Praça do Ciclista. De lá, retornaram pela Avenida Paulista, no sentido oposto, até encerrar o ato em frente ao prédio da Presidência da República em São Paulo.

Os manifestantes defenderam uma alternativa ao que chamam de polarização política e usavam camisetas pretas com fotos da presidenta Dilma Rousseff, do vice-presidente Michel Temer, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, do presidente do Senado, Renan Calheiros, e do senador Aécio Neves, com a inscrição Fora Todos.

Um imenso cartaz com a foto de todos esses políticos e a frase Fora Todos Eles foi levado pelos manifestantes durante todo o percurso. Também havia dois grandes bonecos, um caracterizando a presidenta Dilma e, o outro, o senador Aécio Neves.

Apesar de defenderem a saída de todos os políticos citados, as entidades divergem sobre a solução política para a crise. Para o PSTU, a saída é a convocação de eleições gerais em todo o país, incluindo Presidência da República, governos estaduais e Congresso.

Já a CST-Conlutas diz que ainda está estudando com os trabalhadores alternativas para a atual situação política no país. “Esse é um debate que ainda estamos desenvolvendo, mas achamos que as duas saídas [a favor ou contra o governo] que estão aí não nos contemplam. Por isso queremos discutir, com os trabalhadores, a partir de mobilizações como essa, qual é a saída”, disse Paulo Barella, da secretaria nacional executiva da entidade.

A Polícia Militar não divulgou estimativa do número de manifestantes. Os organizadores calculam que cinco mil pessoas participaram do evento. (Agência Brasil)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Política