RÁDIOS

POLÍTICA

Márcia Moura lidera com 47% das intenções de voto

Diferença entre Márcia e Guerreiro é de 14 pontos na resposta estimulada

Por Redação
07/08/2012 • 10h00
Compartilhar

 Se as eleições municipais para prefeito acontecessem agora, a prefeita Márcia Moura seria reeleita com 47% dos votos em Três Lagoas. A porcentagem é resultado da pesquisa quantitativa de intenção de voto para prefeito, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa de Opinião Pública (Ibrape), cujo resultado foi divulgado neste domingo.

Conforme o levantamento, na pergunta estimulada (em que são oferecidas opções de nomes dos candidatos), Márcia Moura (PMDB) obteve 47% das intenções de voto. Ângelo Guerreiro (PSD) aparece com 33% das intenções - 14 pontos atrás de Márcia - e Luiz Antônio Martins, o Tidico (PRP), com 1% das intenções de voto. Além disso, a pesquisa apontou que 3% do eleitorado votariam em branco ou anulariam o voto. Outros 15% disseram estar indecisos.

Já na resposta espontânea, na qual o entrevistado cita o nome de quem votaria se as eleições fossem hoje, a diferença entre os dois principais candidatos a prefeito aumenta em 2%. Nesse quesito, Márcia Moura aparece com 43% das respostas espontâneas e Guerreiro, com 27% - diferença de 16 pontos. Um por cento dos entrevistados informou que votaria em Tidico, outros 2% responderam que votariam em outros nomes. A pesquisa mostrou ainda que o número de indecisos aumentou na resposta espontânea. Ao todo, 23% dos entrevistados informaram que não sabem em quem votariam nas eleições de 7 de outubro. Outros 3% disseram que votariam em branco ou anulariam o voto.

Também foi perguntado ao eleitor em qual candidato ele não votaria. Nesse quesito, também em amostragem estimulada (com opções de nomes), o candidato Tidico aparece na frente, com 50% de rejeição. Outros 20% informaram que não votariam em Guerreiro, 15% disseram que não votariam em Márcia e 15% não souberam responder. O Ibrape informa que, nesse quesito, a quantidade de citações é superior à de observações devido às respostas múltiplas.

AVALIAÇÃO

O levantamento também apontou que 55% dos entrevistados avaliam a atual administração como ótima/boa, 29% como regular, 13% como ruim/péssima e 3% não souberam responder.

PESQUISA

A pesquisa, contratada pelo Jornal do Povo, foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) no dia 31 de julho, sob o número MS-00068/2012. O trabalho de campo (coleta de dados) aconteceu entre os dias 26 e 27 de julho. Ao todo, 300 pessoas foram ouvidas. O levantamento foi coordenado pelo estatístico responsável Luciano Henrique Matos, de registro CONRE 9168-A. O registro do Ibrape no CONRE é 5932/08.

Conforme dados informados ao TRE, a pesquisa utilizou a metodologia de entrevistas pessoais junto ao eleitorado em estudo, com aplicação de questionários estruturados em um universo amostral dos eleitores residentes na sede do município de Três Lagoas e com idade igual ou superior a 16 anos. A margem de erro é de 5 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro de um intervalo de confiança de 95%.

ENTREVISTADOS

Entre os entrevistados, 52% são do sexo masculino e 48% do feminino. Além disso, 37% estão na faixa etária entre 16 e 29 anos, 31% tinham de 30 a 45 anos, 23% entre 46 e 60 anos e apenas 9% tinham idade superior a 60 anos.

Além disso, 45% dos entrevistados contam com ensino fundamental completo; 44% com ensino médio completo ou superior incompleto e 11% com nível superior completo. Conforme pesquisa, 47% dos entrevistados têm renda de até R$ 933 (um salário mínimo e meio), 37%, entre 1,5 e 3 salários mínimos, 15% possuíam renda mensal de três a oito salários mínimos e 1% contava com uma renda mensal de mais de oito salários mínimos. Além disso, 55% residiam em bairros e vilas e 45% no Centro. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Política