RÁDIOS

POLÍTICA

Márcia Moura tem 51% das intenções de voto

Em relação à última pesquisa do Ibrape, realizada em julho, Márcia Moura subiu quatro pontos

Por Redação
17/09/2012 • 09h30
Compartilhar

Pesquisa encomendada pelo Jornal do Povo ao instituto Ibrape aponta ligeiro crescimento da candidata à reeleição Márcia Moura (PMDB) na corrida eleitoral em Três Lagoas. Ela obteve 51% das intenções de voto, contra 33% atribuídos ao seu principal adversário, Ângelo Guerreiro (PSD). O candidato do PRP, Luiz Antonio Martins (Dr. Tidico), também cresceu e aparece com 2% da preferência dos eleitores.

Em relação à última pesquisa do Ibrape, realizada nos dias 26 e 27 de julho, Márcia Moura cresceu quatro pontos percentuais, passando dos 47% para 51%. Guerreiro manteve o mesmo índice, de 33%. Dr. Tidico subiu um ponto.

Ele tinha um 1% na amostragem de julho e saltou para 2% nessa pesquisa.
Já na comparação com a pesquisa divulgada na primeira quinzena de agosto pela Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), Márcia Moura cresceu 2,4 pontos percentuais, passando de 48,6% para 51%, enquanto Guerreiro caiu três décimos, de 33,3% para 33%. Dr. Tidico subiu de 1% para 2%..

A última pesquisa de intenções de voto do Ibrape em Três Lagoas foi realizada nos dias 26 e 27 de julho, enquanto nessa nova amostragem o instituto entrevistou eleitores no período de 12 a 13 de setembro. Foram ouvidas 362 pessoas em todas as regiões de Três Lagoas.

A amostragem é estratificada, por sexo, idade, nível de escolaridade, renda mensal e localização. Foram entrevistados eleitores da área central (18%), bairros (70%) e distritos (12%)

De acordo com a pesquisa do Ibrape, os votos em branco e nulos correspondem a 6% e os indecisos somam 8%. Os percentuais de intenções de voto se referem a entrevistas estimuladas, quando é apresentado ao eleitor um cartão/disco com os nomes dos candidatos.

Na pesquisa espontânea, sem cartão, Márcia Moura foi lembrada por 43% dos entrevistados, enquanto Ângelo Guerreiro foi citado por 30% dos eleitores. Nessa modalidade de amostragem, o candidato do PRP aparece com índice zero. Os votos em branco somam 4% e os indecisos correspondem a 23% dos eleitores. Na pesquisa espontânea de julho, Márcia Moura tinha 43%, Ângelo Guerreiro 27% e Dr. Tidico 1%.

REJEIÇAO

Diante da relação dos três candidatos a prefeito e à pergunta em quem não votaria de jeito nenhum, 30% dos eleitores consultados pelo Ibrape apontaram o candidato Ângelo Guerreiro.

A mesma taxa de rejeição, de 30%, tem o candidato do PRP, Dr. Tidico. A candidata Márcia Moura aparece com 18% de rejeição. Não souberam responder 22% dos entrevistados. Na amostragem de julho, Guerreiro tinha a rejeição de 50% dos eleitores enquanto Dr. Tidico aparecia com índice de 20% e Márcia Moura com 15%.

A pesquisa do Ibrape foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MS-000170/2012, estando disponível para consulta também no site do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS).
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Política