Rádios On-line

Nova lei em MS obriga empresa a explicar negativa de crédito

A lei obriga as instituições comerciais a fornecerem, por escrito, os motivos de indeferimento de crédito ao consumidor

20 NOV 2012 - 10h:35Por Redação

Entrou em vigor ontem (19), a lei estadual 4.270, de autoria dos deputados Paulo Duarte (PT) e Zé Teixeira (DEM), que obriga as instituições comerciais a fornecerem, por escrito, os motivos de indeferimento de crédito ao consumidor. 

“A lei possibilita aos consumidores o livre acesso à informação, resguardando o direito de defesa mediante ação judicial, quando for o caso, e garantindo o direito de postular contra empresas que porventura tenham causado danos morais ou materiais”, explica Paulo Duarte. 

A declaração imposta deve ser fornecida pelas instituições comerciais, com descrição do produto e seu respectivo valor, cujo financiamento foi negado, de acordo com a declaração fornecida pela instituição financiadora, que também deverá ser anexada. 

As instituições comerciais são responsáveis por manter as informações sob proteção e sigilo e devem ser prontamente recuperáveis na ocasião de um atendimento posterior, ou quando forem solicitadas, pelo prazo de cinco anos. 

Empresas que deixarem de cumprir a nova norma receberão multas que podem variar de 50 a 500 Uferms (Unidades Fiscais Estaduais de Referência de Mato Grosso do Sul), valores equivalentes a R$ 818,00 e R$ 8.180,00.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13