RÁDIOS

POLÍTICA

PEC cria o Fundo Nacional do Ensino Técnico

Na avaliação do deputado, a profissionalização no Brasil concentra-se na graduação em curso superior

Por Redação
12/12/2008 • 14h11
Compartilhar

A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 295/08, do deputado André Vargas (PT-PR), que cria o Fundo Nacional do Ensino Técnico.

De acordo com a proposta, esse fundo será formado por:
- 30% dos recursos do Sistema S (Sesc, Senai, Sest, Senat, Sebrae e outros);
- 18% dos recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust);
- 1% de multas de trânsito;
- 1% do Imposto de Renda e do IPI;
- 2% do PIS/Pasep.

Na avaliação do deputado, a profissionalização no Brasil concentra-se na graduação em curso superior. "No entanto, 62% dos alunos que concluem o ensino médio não conseguem ingressar na universidade e ficam em uma espécie de limbo educacional com formação geral, mas sem formação profissional ou técnica."

O parlamentar acredita que a criação de um fundo para financiar o ensino técnico, preferencialmente em escolas públicas, dará oportunidade de os jovens conquistarem uma melhor formação profissional.

André Vargas reclama que muitos recursos destinados por lei à educação profissionalizante não estão sendo devidamente acompanhados e fiscalizados, o que tem favorecido o oferecimento de cursos de curta duração e sem qualidade. Por isso, o parlamentar sugere que o novo fundo do ensino técnico tenha um conselho consultivo e de acompanhamento formado por representantes do Poder Público e da sociedade civil.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Política