RÁDIOS

POLÍTICA

Pesquisas apontam recorde de popularidade do presidente Lula

Por Redação
16/12/2008 • 06h00
Compartilhar

Pesquisa CNI/Ibope divulgada ontem (15) revela que a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva atingiu um recorde histórico, nunca antes alcançado pelos presidentes da República desde a redemocratização do país. A pesquisa indica que 73% dos brasileiros classificaram o atual governo como ótimo ou bom – um ponto percentual superior à avaliação do ex-presidente José Sarney, em setembro de 1986.

Somente 6% dos entrevistados consideraram o governo Lula ruim ou péssimo. Os melhores resultados da avaliação do presidente são registrados entre pessoas com faixa de renda de até um salário mínimo. Desses, 81% apontaram o governo como ótimo ou bom e apenas 3% como ruim ou péssimo.

Entretanto, a avaliação do presidente também apresentou melhora significativa no grupo com remuneração superior a 10 salários-mínimos. Neste segmento, 49% consideravam o governo ótimo ou bom em setembro. Agora, o índice chega a 60%.

De acordo com o diretor de relações intitucionais da CNI, Marco Antonio Guarita, a melhora no índice de avalição do presidente Lula se deve às primeiras medidas adotadas pelo governo para conter os efeitos da crise econômica mundial no país. Para 62% dos entrevistados, a atuação do governo neste assunto é ótima ou boa.

A pesquisa CNI/Ibope ouviu 2.002 entrevistados em 141 municípios, entre os dias 5 e 8 de dezembro de 2008. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Mais cedo, a pesquisa CNT/Sensus, realizada de 8 a 12 de dezembro, também apontou números favoráveis ao governo Lula. A avaliação positiva do governo chegou a 71,1%, e a avaliação negativa a 6,4%. Em setembro de 2008, a avaliação positiva era de 68,8%, e a avaliação negativa, 6,8%.

A mesma pesquisa apontou que a aprovação do desempenho pessoal de Lula subiu a 80,3% em dezembro, ante 77,7% em setembro deste ano. A desaprovação chegou a 15,2%. Em setembro de 2008, a desaprovação era de 16,6%.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Política