RÁDIOS

POLÍTICA

PMDB decide na terça se continua no governo ou se passa à oposição

Partido se reúne com pauta que pode definir futuro do governo Dilma

Por Valdecir Cremon
26/03/2016 • 11h03
Compartilhar

A presidente Dilma Rousseff enfrenta nesta terça-feira (29) a reunião do Diretório Nacional do PMDB, em Brasília, com apenas 6 das 27 unidades da Federação favoráveis à permanência do partido no seu governo. Levantamento do jornal Correio Braziliense  aponta que lideranças de 14 diretórios estaduais estão decididas a votar pelo fim do casamento entre PMDB e PT e a entregar cargos ocupados por correligionários e apadrinhados. O restante está dividido.

O número de votos varia por estado, mas entre aqueles que devem optar pela debandada estão os com maior número de votantes, como Rio de Janeiro, que tem 12, e Minas Gerais, com 10.

Ao todo, serão 119 votantes e 155 votos. Essa diferença existe porque alguns membros da executiva nacional têm direito a mais de um voto por ocuparem cargos de liderança e presidência do partido ou de diretório, por exemplo.

Na Bahia, o ex-ministro da Integração Nacional do governo Lula Geddel Vieira Lima acumula três votos por ser presidente de diretório, ex-líder da bancada na Câmara e delegado do partido. Ele defende a saída do governo.

O PMDB tem hoje sete ministros no governo Dilma: Marcelo Castro, no Ministério da Saúde; Celso Pansera, no de Ciência, Tecnologia e Inovação; Eduardo Braga, no de Minas e Energia; Henrique Eduardo Alves, no Turismo; Kátia Abreu, no da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Hélder Barbalho, na Secretaria de Portos da Presidência da República; e Mauro Lopes, na Secretaria de Aviação Civil. Todos eles defendem a permanência, mas Kátia e Castro são os que mais têm se mostrado resistentes em entregar seus cargos em prol da maioria.

 

UF Número de votantes

 

Fechados com Dilma

 

Alagoas                 5

Amapá                  2

Amazonas                  2

Mato Grosso          2

Pará                          5

Sergipe                  2

 

Contra Dilma

 

Acre                         2

Bahia                     4

Distrito Federal         2

Espírito Santo         5

Goiás                 6

Mato Grosso do Sul 5

Paraíba                 6

Pernambuco         2

Rio Grande do Sul 7

Rondônia                 3

Roraima                 2

Santa Catarina         7

São Paulo                  4

Tocantins                 2

 

Divididos

 

Ceará                  7

Minas Gerais        10

Paraíba                 6

Piauí                          3

Paraná                 6

Rio Grande do Norte 3

Rio de Janeiro        12 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Política