RÁDIOS

POLÍTICA

Polícias mobilizam efetivos para atuar no dia das eleições

Objetivo é garantir aos eleitores um processo de votação tranquilo

Por Ana Cristina Santos
28/09/2012 • 08h27
Compartilhar

Mesmo não tendo ocorrido nenhuma reunião com a Justiça Eleitoral, as polícias Federal, Civil e Militar já definiram estratégias para garantir aos eleitores uma eleição tranquila em Três Lagoas e em outras cidades do Bolsão. Mesmo em greve, a PF contará com 100% do seu efetivo.

Segundo o delegado da Polícia Federal, Daniel Coraça Junior, mesmo antes da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a utilização de 100% do efetivo para atender à Justiça Eleitoral no dia das eleições, os policiais federais já haviam decidido interromper a greve para trabalhar no pleito.

O delegado informou que o trabalho da Polícia Federal será mais ostensivo. A equipe, de acordo com ele, será dividida em grupos. “Vamos trabalhar no sábado e domingo para garantir uma eleição tranquila. Estamos terminando de acertar os detalhes, mas já estamos com 99% das estratégias definidas”, destacou.

Daniel Coraça comentou que, além de Três Lagoas, a atuação da Polícia Federal irá se concentrar em Selvíria, cidade onde foram identificados aspectos problemáticos nesse período. Em casos de crime eleitoral no dia do pleito, ele informou que as pessoas serão autuadas em flagrantes e encaminhadas à sede da PF. Nesse período que antecede as eleições, o delegado disse que está relativamente tranquilo no que se refere a Três Lagoas, com algumas denúncias ainda em processo de apuração.

PM
O comandante da Polícia Militar, o tenente-coronel Wilson Sérgio Monari, afirmou que a instituição, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), já está com o planejamento pronto para garantir um processo de votação tranquilo aos eleitores. Ele disse que alguns reforços serão enviados ao Assentamento do Mutum e a São Domingos, região de Água Clara, bem como para o Distrito de Garcias e Selvíria. Nesta última, inclusive o reforço, segundo Monari, será significativo em razão do pleito eleitoral estar bem acirrado.

“Vamos contar, inclusive, com o apoio da Polícia Militar Ambiental. Em todo local de votação vamos ter a presença de policiais para garantir uma eleição sem problemas. Esperamos que, depois das 17 horas, a sociedade possa comemorar o resultado desse momento democrático e importante para a nossa cidade”, salientou. Em caso de crime eleitoral em flagrante, o comandante informou que o acusado será encaminhado à sede da Polícia Federal. Em outros, o fato será comunicado à Justiça Eleitoral, para posteriores providências.

PC
Na mesma linha de pensamento está a Polícia Civil. Conforme o delegado regional da instituição, Vitor José Fernandes Lopes , todo o efetivo será mobilizado para estar à disposição no dia das eleições. Além de Três Lagoas, Santa Rita do Pardo e Selvíria ganharam reforços nesse dia.

“Esperamos que seja uma eleição sem tumulto e que as pessoas possam exercer o seu ato de cidadania tranquilamente, assim ocorreu nas eleições anteriores”, observou. Nas cidades onde não há delegacia da Polícia Federal, segundo ele, as pessoas autuadas em flagrante serão encaminhas às delegacias da Polícia Civil.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Política