RÁDIOS

POLÍTICA

Presidente do Senado será escolhido em reunião preparatória no início de 2009

Na segunda reunião, serão escolhidos os demais membros da Mesa

Por Redação
22/12/2008 • 09h26
Compartilhar

O novo presidente do Senado Federal será escolhido em reunião preparatória ainda a ser marcada. No encerramento da sessão do Congresso Nacional de quinta-feira (18), o presidente da Casa, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), anunciou que a sessão legislativa de 2009 será instalada em sessão do Congresso a ser realizada no dia 2 de fevereiro, às 16h. A última sessão de 2008 foi marcada para segunda-feira (22), às 14 horas.

O Regimento Interno do Senado Federal determina que a reunião preparatória das primeira e terceira sessões legislativas de cada legislatura - quando deve ser escolhida nova mesa - serão realizadas "a partir do dia 1º de fevereiro". Embora nada tenha sido ainda definido, essa reunião deverá acontecer após a instalação da sessão legislativa, no mesmo dia 2.

O regimento determina que o quórum necessário para a abertura da reunião preparatória será de um sexto da composição do Senado, ou seja, pelo menos 14 senadores. A direção dos trabalhos caberá à Mesa anterior. Na primeira reunião preparatória será eleito o novo presidente da Casa.

Na segunda reunião, serão escolhidos os demais membros da Mesa. Nessas reuniões não são permitidos discursos; é permitido falar somente de assuntos pertinentes à eleição da nova Mesa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Política