RÁDIOS

POLÍTICA

Produção industrial recua 1,7%

Por Redação
04/12/2008 • 06h21
Compartilhar

A produção industrial recuou 1,7% em outubro, frente a setembro, segundo informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com outubro de 2007, houve expansão de 0,8%. Tanto o acumulado no ano (5,8%) quanto o acumulado nos 12 meses fechados em outubro (5,9%) desaceleraram frente aos resultados de setembro (6,4% e 6,8%, respectivamente).

O recuo observado na produção de setembro para outubro atingiu 15 dos 27 ramos pesquisados, com o principal impacto negativo vindo de outros produtos químicos (-11,6%), setor que acumulou perda de 20,9% nos últimos três meses. Também apresentaram queda os setores de refino de petróleo e produção de álcool (-9%), máquinas e equipamentos (-5,2%).

Segundo o IBGE, o setor de veículos automotores (-1,4%) teve o bom desempenho dos últimos dois meses interrompido, com conseqüente concessão de férias coletivas em várias unidades, o que acabou afetando o resultado geral. A indústria de alimentos (0,7%) e outros equipamentos de transportes (2,0%) exerceram as influências positivas mais relevantes no resultado de outubro.

Na comparação com setembro, a redução no ritmo produtivo alcançou todas as categorias de uso. A queda mais acentuada foi observada em bens de consumo duráveis (-4,7%), seguido por bens intermediários (-3,0%), que acumula perda de 6,0% nos três últimos meses.

No setor de bens de consumo semi e não-duráveis, o recuo ficou em 2,2%, após avanço de 1,7% no mês anterior, enquanto bens de capital (-0,5%) obteve taxa acima da média geral da indústria. Com a redução da atividade industrial em outubro, o índice de média móvel trimestral interrompeu a trajetória de crescimento que mantinha há quatro meses e registrou queda de 0,6%, na passagem de setembro para outubro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Política