RÁDIOS

POLÍTICA

Projeto de Lei torna obrigatório a realização do ?Teste da Linguinha? para recém-nascidos

Com o exame poderá ser diagnosticada a chamada língua presa, evitando dificuldades de amamentação

Por Redação
06/11/2012 • 15h57
Compartilhar

O deputado estadual Lauro Davi (PSB/MS) apresentou na manhã desta terça-feira (06) um Projeto de Lei que torna obrigatório a realização do exame denominado “teste da linguinha”.

Esse exame será realizado por um fonoaudiólogo ou por um profissional de saúde devidamente capacitado, dentro da própria unidade hospitalar e antes da criança recém-nascida ser liberada para a sua residência.

Com a implantação desse exame para os recém-nascidos, poderá ser diagnosticada de forma precoce a chamada língua presa, evitando assim dificuldades de amamentação. Além disso, com a realização desse exame preventivo, as alterações do frênulo lingual, que fica embaixo da língua, podem comprometer o desenvolvimento de pessoas da infância à fase adulta, isso porque a língua presa interfere na maneira de sugar, mastigar e falar.

De acordo com a presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), Irene Marchesan, indica que o ideal é que o exame seja feito no primeiro mês de vida do bebê. Quando necessário, a criança deverá ser encaminhada para um procedimento cirúrgico, um pequeno corte na língua que resolve todo o problema.

Esse Projeto de Lei apresentado pelo deputado Lauro Davi é pioneiro entre todos os Estados brasileiros e contribuirá para a melhoria na saúde de todas as crianças que possam desenvolver esse problema.

“É um projeto que traz para o bebê recém-nascido um exame de prevenção onde poderá ser diagnosticado de forma rápida e eficiente o problema da língua presa, e em caso de necessidade, encaminhar a criança para o procedimento cirúrgico, que é simples e contribui para uma saúde com mais qualidade”, afirmou o deputado Lauro Davi.

Se aprovada, essa Lei entrará em vigor 90 dias após a sua publicação no Diário Oficial do Estado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Política