RÁDIOS

POLÍTICA

Puccinelli participa de reunião do Codesul em Curitiba

O Fórum reúne os governadores do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, do Paraná, Beto Richa; do Rio Grande do Sul, Tarso Genro e de Santa Catarina, João Raimundo Colombo

Por Redação
27/11/2012 • 13h30
Compartilhar
O governador André Puccinelli participa hoje (27) em Curitiba da reunião dos governadores do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), que acontece em Curitiba. 

O Fórum reúne também os governadores do Paraná, Beto Richa; do Rio Grande do Sul, Tarso Genro e de Santa Catarina, João Raimundo Colombo. 

O encontro, no Palácio Iguaçu, Centro Cívico da capital paranaense, tem na agenda uma reunião reservada dos governadores, seguida de uma reunião plenária, envolvendo também secretários dos Estados membros, diretores do BRDE, coordenadores e integrantes das comissões e grupos de trabalhos e convidados. 

A última reunião de 2012 do Codesul colocará em discussão temas como as perdas na arrecadação de ICMS por incentivos do governo federal ao setor de energia elétrica, a questão da unificação de alíquotas de ICMS e renegociação das dívidas pelos Estados. 

Temas de interesse comum para fortalecer a infraestrutura do bloco também serão tratados como a proposta de formalizar uma cooperação para pedir a inclusão de mais ferrovias no pacote de concessões de rodovias e ferrovias lançado pela União no mês de agosto contemplando os quatro Estados. Existe a visão de que a concessão de outros trechos aceleraria a realização dessas obras prioritárias para o desenvolvimento conjunto da região. 

O encontro na capital paranaense também tratará do tema Defesa Civil. Os pedidos que serão coordenados em conjunto tratam do tema em três diferentes ministérios. No do Meio Ambiente, a inclusão das defesas civis estaduais nos processos de autorizações ambientais. No Ministério da Integração Nacional, propor a capacitação das coordenadorias municipais de Defesa Civil dos estados membros, além de, no Ministério de Ciência e Tecnologia, a defesa de projetos de instalação de radar para completar sistema de alerta que envolve os três Estados da região Sul. 

Os governadores ainda poderão consolidar a proposta de tornar o Grupo de Trabalho Questões Indígenas em uma Comissão Permanente de Assuntos Indígenas, com caráter mais abrangente e autonomia para tratar da questão indígena em todos os aspectos. 

Também está previsto para acontecer durante o encontro a apresentação da proposta preliminar do Plano de Políticas para as Mulheres dos Estados membros do Codesul.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Política