RÁDIOS

POLÍTICA

Simone Tebet entre os mais influentes do Congresso Nacional

Em 2018, Simone Tebet também foi eleita a melhor do Senado

Por Da redação
19/09/2018 • 13h47
Compartilhar

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) foi novamente destaque na seleção do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) e ficou entre os parlamentares mais influentes do Congresso Nacional de 2018. Ela integra a lista do “Cabeças do Congresso Nacional” como formuladora desde 2017. Em 2016, foi destacada como parlamentar em ascensão. Simone assumiu o mandato de senadora em 2015.

O “Cabeças do Congresso Nacional” está na 25ª edição e serve para homenagear os parlamentares que se diferenciam por protagonizar o processo legislativo, conduzir debates, negociações e votações.

Em agosto deste ano, Simone foi eleita a melhor parlamentar do Senado, dentre os 81 senadores, pelo Prêmio Congresso em Foco. A premiação já é tradicional em Brasília e também tem muita credibilidade.

Simone Tebet é reconhecida por credibilidade e produtividade

No “Cabeças do Congresso” de 2018, Simone Tebet se destaca novamente pelas suas habilidades de “formuladora”. Ou seja, de acordo com os critérios da seleção, o conhecimento técnico de jurista de Simone, aliado ao senso de oportunidade e observação da realidade nacional, fazem dela uma parlamentar muito dinâmica e produtiva.

“O saber, o equilíbrio, a prudência, a credibilidade e a respeitabilidade, ao lado da experiência, são atributos que credenciam um parlamentar perante seus pares e abrem caminho para influenciar no processo decisório, inclusive na definição da agenda”, explica o Diap.

Mesmo antes de se tornar líder do MDB no Senado (a maior bancada da Casa), Simone já se destacava por elaborar propostas e relatórios e articular para inseri-los com agilidade na ordem do dia, liderando debates, repercussões e tomadas de decisão. Exemplo disso é que várias propostas relatadas por Simone já se tornaram lei.

“Os formuladores são, certamente, os parlamentares mais produtivos. O debate, a dinâmica e a agenda do Congresso são fornecidos basicamente pelos formuladores, que dão forma às ideias e interesses que circulam no Congresso. A produção legislativa, com raras exceções, é fruto do trabalho desses parlamentares. Enfim, são eles que concebem e escrevem o que o Poder Legislativo debate e delibera”, afirma a publicação.

A seleção do “Cabeças do Congresso” identifica e classifica os parlamentares em cinco categorias: a) debatedores, b) articuladores/organizadores; c) formuladores; d) negociadores; e, e) formadores de opinião.

Critérios de seleção - o DIAP adota critérios qualitativos e quantitativos que incluem os cargos públicos exercidos dentro e fora do Congresso (presidência da Câmara ou do Senado, presidência de comissões, lideranças, vice-lideranças, relatorias, missões partidárias). São levadas em conta, também, as relatorias de matérias relevantes, a reputação e a capacidade de liderar e influenciar escolhas; a formação e atividades profissionais; os vínculos com empresas ou organizações econômicas ou de classe; e a frequência com que são citados na imprensa, entre outros. Ainda são observados os temas preferenciais abordados pelos selecionados, as forças ou grupos políticos de que faça parte, além do exame minucioso dos perfis políticos e ideológicos de cada parlamentar.

Mato Grosso do Sul

Entre os parlamentares de Mato Grosso do Sul, além de Simone Tebet, destacaram-se o senador Waldemir Moka (MDB), na categoria articulador, e o deputado Fábio Trad (PSD), incluído na lista este ano, ele foi selecionado na categoria formulador. Ambos concorrem à reeleição em seus respectivos cargos.

Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 65 são deputados e 35 são senadores. A pesquisa inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato entre fevereiro e julho de 2018.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Política