Rádios On-line

Agentes de Endemias recebem bolsas novas para trabalho de campo

Servidores recebem bolsas para guardar e transportar utensílios

20 ABR 2013 - 12h:29Por Redação

Os agentes de Endemias de Santa Rita do Pardo receberam bolsas novas para o trabalho de campo nas ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. As bolsas foram entregues pela gestora de Saúde do município, Silmara Braga. Foram adquiridas pelo governo do Estado e repassadas por meio da agência regional de Três Lagoas.

Os agentes de Endemias percorrem as casas e conversam com os moradores para identificar focos do mosquito transmissor da dengue. Medidas simples como não jogar lixo pelas ruas e não deixar água parada em pneus e vasos, por exemplo, podem ajudar na prevenção da doença. 

Dentre os sintomas da dengue, estão as fortes dores de cabeça e pelo corpo, enjoo e febre. Nesses casos de suspeita, os agentes da vigilância precisam dedetizar o local. No entanto, muitas vezes eles encontram a área trancada e sem qualquer pessoa para atendê-los. 

Para que a ação dos agentes seja bem-sucedida, a colaboração da população com os líderes comunitários é fundamental. Essa é a parte que cabe aos agentes e que eles realizam muito bem, ou seja, o combate e a prevenção.

A gestora municipal de Saúde Silmara Braga comentou que o resultado positivo na luta contra a dengue em Santa Rita do Pardo é fruto do trabalho focal, planejamento, ações estratégicas e de mobilização social. “Com isso estamos derrotando a dengue e mantendo um nível elevado de vigilância às doenças e agravos de acordo com o Perfil Epidemiológico municipal”, disse.

O coordenador de Endemias, João Aniceto, destacou que os itens entregues são de boa qualidade e adequados para o trabalho da equipe. “Com certeza, vamos atacar o inimigo que temos aqui, que é o mosquito da dengue”, afirmou. Aniceto informou também que o município está desenvolvendo várias ações para controlar o foco de mosquitos, entre elas, a pulverização.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13
  • Programas: