RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 26 de abril

Água Clara comemora centenário da chegada da ferrovia

Câmara fará homenagem às famílias dos pioneiros que fundaram povoado com a chegada dos trilhos

Por Redação
05/02/2013 • 10h17
Compartilhar

A Câmara Municipal de Água Clara vai comemorar o centenário da chegada das primeiras famílias à região, que vieram com os trilhos da antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB). Água Clara chegou à condição de município há 60 anos, mas na região o povoamento começou 40 anos antes, em 1913. Para a população da cidade, essa é a data mais emblemática, daí a decisão da Câmara, por iniciativa do vereador 

Waldenir Ferreira Lino (Soró-PDT), de exaltar a existência do povoado e não da emancipação político-administrativa.
O centenário será marcado por homenagens às famílias dos primeiros moradores. A cidade nasceu em volta da “Estação da Tábua”, conhecida como Rio Verde, junto com os primeiros trilhos da NOB. “Ali iniciou o nascimento e desenvolvimento de um distrito que posteriormente, no ano de 1953 foi elevado à categoria de município”, destaca o vereador Waldenir Lino, lembrando que a ideia de resgatar a história do surgimento de Água Clara nasceu do desejo da população de valorizar o passado da cidade.

“Aquele povoado que aqui chegou em 1913 teve grande influência para a construção e emancipação do nosso município. É com muito carinho que homenagearemos esses familiares que fazem parte da história de nossa cidade. Recordar é viver”, disse o vereador Alfredo Alexandrino dos Santos Júnior (PSC), presidente da Câmara.

De acordo com Projeto de Resolução aprovado em sessão extraordinária da Câmara, na última sexta-feira, as famílias de pioneiros serão homenageadas em sessão solene, no dia 8, durante as comemorações do 60º aniversário da cidade. Na mesma data será lançado projeto cultural, com realização de concurso de fotografias, histórias antigas, desenhos e redação com o tema “Centenário da existência de Água Clara”.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias