RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 19 de abril

Americanos reafirmam interesse em investir no Bolsão

Chapadão do Sul foi escolhida para instalação de usina de etanol de milho

Por Redação
20/04/2013 • 10h45
Compartilhar

Depois de duas visitas em Chapadão do Sul e avaliar o potencial agrícola da região, empresários norte-americanos bateram o martelo em relação a investimentos em usina de etanol no Estado. Nessa sexta-feira, representantes dos grupos BioUrja e POET aportou na Casa da Indústria, em Campo Grande, para reafirmar interesse pela primeira usina de etanol à base de milho em Mato Grosso do Sul.  

A Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), segundo o presidente Sérgio Longen, considera marco histórico o ingresso do Estado no ciclo do processamento de milho para a produção de etanol, já que hoje a tradição brasileira é na fabricação de biocombustível com a cana-de-açúcar. Longen disse que a Fiems vai intermediar o processo de instalação, dando o suporte técnico, oferecendo as informações e as estatísticas necessárias aos estudos, além de intermediar as relações dos investidores com o mercado local e contribuir com a formação de mão de obra por meio do Sistema S.

As empresas norte-americanas POET e BioUrja Trading LLC preveem investir R$ 140 milhões, segundo o representante das duas empresas no Brasil, Marcos Machado.

Segundo Sérgio Longen, a intermediação faz parte da política do Sistema Fiems de promover a diversificação industrial de Mato Grosso do Sul, trazendo empresas que possam agregar valor às matérias-primas que são produzidas no Estado.

“Durante o encontro, destacamos o apoio que podemos oferecer para a indústria, por meio do Sesi e Senai. Além disso, citamos ainda a construção do Instituto Senai de Inovação Biomassa, em Três Lagoas, que poderá desenvolver, com entidades dos Estados Unidos, pesquisas tecnológicas para melhor aproveitamento do milho”, destacou.

O representante dos grupos BioUrja e POET no Brasil disse que ficou muito satisfeito com a demonstração de interesse do governo do Estado para que o empreendimento se instale no Estado e deixou praticamente encaminhada a viabilização da iniciativa. “Essa indústria será pioneira no Brasil e utilizará uma tecnologia de ponta”, informou. A proposta é que a nova indústria seja construída ainda neste ano, com início de operação em 2015, com capacidade para produzir 150 milhões de litros de álcool combustível por ano.

A previsão é aproveitar 380 mil toneladas de milho, abrindo 150 empregos diretos e outros 600 indiretos. A POET é um dos maiores produtores de etanol nos Estados Unidos, onde tem 27 destilarias e responde por 10% da produção do país. No Brasil, além da unidade em Chapadão do Sul, a empresa planeja construir outras usinas na região de Mato Grosso do Sul. Além de etanol, o grupo pretende produzir DDGF, que é um subproduto utilizado na ração animal por conter alto valor energético e proteico. Apesar de o grupo ser inédito no Brasil, a nova usina deverá criar um novo segmento no mercado com a produção anual de 110 mil toneladas. Também participaram da reunião o diretor-corporativo da Fiems, Jaime Verruck, e o diretor da Agricon Consultoria, Luiz Tanahara.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias