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Mato Grosso do Sul, 25 de abril

Aparecida do Taboado amplia plantão médico no PS

Secretário de Saúde anuncia obras e diz que meta é humanizar atendimento

Por Redação
17/04/2013 • 08h36
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Pronto Socorro da Santa Casa de Aparecida do Taboado ativou mais um plantão. A ampliação do atendimento era uma das reclamações mais frequentes da população, segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Caron, que também está administrando o hospital desde 27 de março, quando foi decretada a intervenção na Santa Casa.

Luiz Antonio Caron, funcionário aposentado do Banco do Brasil, disse em entrevista ao RCN Notícias da Cultura FM 105,5, que um setor como a saúde pública tem que estar sempre em processo de aperfeiçoamento. “Para cuidar da vida das pessoas é preciso investir constantemente”, diz, ao lembrar que a humanização do atendimento é a prioridade.  

“Constatamos que, no Pronto Socorro, a maior demanda ocorre entre as 9h e 21h, por isso designamos dois médicos plantonistas. A medida já surtiu resultados”, disse o secretário, apontando que as normas do programa Humaniza SUS, listadas pelo Ministério da Saúde, já demonstram mudança positiva na relação com os pacientes.

Em Aparecida do Taboado, o Pronto Socorro cumpre uma de suas funções, que é a escala de prioridades no atendimento de acordo com a gravidade de cada paciente.

De acordo com a enfermeira técnica responsável da Santa Casa, Georgianny Almeida dos Santos, a implantação teve início no setor de atendimento aos pacientes no Pronto Socorro. “Estamos desenvolvendo o Acolhimento por Situação de Risco, cumprindo uma exigência do Ministério da Saúde em âmbito nacional para todas as unidades que prestam atendimento de urgência e emergência”, disse.

A classificação de risco dos pacientes é feita já na entrada do Pronto Socorro. Na prática, pessoas que apresentam quadro mais grave é que têm prioridade no atendimento, já que não há mais a necessidade da lista de ordem de chegada à unidade de saúde.

Segundo o secretário de Saúde, a medida é benéfica para pacientes e profissionais, uma vez que houve melhoria na qualidade dos serviços. “A partir da adoção do critério de classificação do quadro do paciente, ganhamos agilidade no encaminhamento”, diz. 

O Ministério de Saúde determina que a prioridade de atendimento sejam as urgências, após as emergências. Pela regra, ao chegar ao Pronto Socorro, o paciente deve passar por uma triagem através de um enfermeiro qualificado em treinamento de situação de risco, e a ordem de atendimento será de acordo com a gravidade do quadro do paciente.

INTERVENÇÃO
Luiz Antônio Caron disse que pretende devolver a administração da Santa Casa à Irmandade o quanto antes, apesar dos seis meses de prazo estipulados no Decreto de Intervenção. O objetivo é sanear as finanças, melhorar a administração e garantir o bom atendimento.

Ele disse que o pagamento dos salários na instituição foi feito dentro do prazo legal e que os funcionários estão contribuindo de forma significativa com o bom andamento dos trabalhos de auditoria e regularização.

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