RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 23 de abril

Aparecida do Taboado terá nova estação de água

Gerente regional do Bolsão diz que obra vai resolver problema da falta de água por 20 anos

Por Arquivo
25/10/2012 • 07h21
Compartilhar

Entre janeiro e fevereiro de 2013 a Sanesul deve anunciar projeto de construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) em Aparecida do Taboado, obra que deve ser projetada para solucionar o problema de abastecimento da cidade pelos próximos 20 a 30 anos.

Segundo o engenheiro Marcos Malheiros do Amaral, gerente da Regional Bolsão, em Paranaíba, o problema da escassez de água não apenas em Aparecida do Taboado, mas em outras cidades do Bolsão, é sazonal e ocorrem em razão do longo período de estiagem. “Os reservatórios estão secos e o alto consumo por causa do calor provoca a escassez”, disse o engenheiro ao Jornal do Povo.

O técnico em saneamento Júlio César Viana, supervisor da Sanesul em Aparecida do Taboado, disse que o problema verificado no abastecimento da população que mora na parte alta da cidade foi resolvido há dois meses. De acordo com a reclamação dos moradores, por falta de pressão, a água estava chegando às torneiras apenas no período noturno, entre 23h e 24h e sem força suficiente para encher os reservatórios residenciais. Mesmo com a solução ao problema de pressão, as caixas d´água continuam secas.

O gerente regional da Sanesul disse que serão anunciados dois projetos de estação para Aparecida do Taboado e Paranaíba. “Como é preciso ainda preparar o projeto e o processo de licitação, acredito que entre janeiro e fevereiro do ano que vem possamos já anunciar as novidades para a população”, afirmou. Ele lembra que o alto consumo é incontrolável em razão da onda de calor e falta de chuvas, por isso em alguns momentos a falta de água na rede ainda deve ser notada.

Em Aparecida do Taboado a água é captada de uma represa. A ideia é perfuração de novos poços para a implantação da nova Estação de Tratamento. A obra será seguida de um plano de expansão da rede, que hoje atende 6.800 domicílios. 

LICITAÇÃO

A diretoria da Sanesul em Campo Grande informou ao Jornal do Povo que para a regional Leste, que inclui municípios do Alto Paraná (Nova Anderadina, Batayporã e Ivinhema) está aberta licitação para aquisição de conjuntos moto-bomba de eixo horizontal e painel de comando a serem utilizados em estações elevatórias (caixas de água) água tratada. Serão investidos R$ 124.400,12 nos equipamentos.

As três unidades da Sanesul na Regional Leste receberão ao todo 6 conjuntos moto-bomba de eixo horizontal, 4  com a capacidade 175m³ e dois com 120m³ e respectivos  painéis de comando duplo com soft-starter.
 
Os novos equipamentos são muito mais econômicos do que os usados atualmente, e além de reduzir perdas de energia elétrica, melhorarão a qualidade do serviço prestado, com o aumento da oferta de abastecimento de água para a população dos três municípios.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias