Rádios On-line

Brasilândia encerra hoje inscrições para o Projovem Trabalhador

Programa do governo federal realizado por meio da Funtrab qualificará jovens de 18 a 29

26 FEV 2013 - 09h:07Por Redação

Serão encerradas nessa nesta terça-feira, em Brasilândia, as inscrições para o Programa Jovem Trabalhador, desenvolvido pelo governo federal por meio da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab). De acordo com a Prefeitura de Brasilândia, as aulas devem ter início ainda no mês de março. O Programa é voltado à qualificação de jovens na faixa de 18 a 29 anos. Em Brasilândia, as aulas serão ministradas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Segundo a coordenadora do CRAS, Vânia Canno Manari, foram inscritas 50 pessoas para a turma de Administração (há 25 vagas para cada uma). Ainda restam vagas para o curso de Bijouteria. “Conseguimos atender a uma grande demanda que se encaixou no perfil que buscávamos para participarem do programa”, disse a coordenadora.

Vânia explicou que, no início, seriam apenas uma turma com 25 alunos para o curso de Administração e mais 25 para Bijouteria. Porém, devido à grande procura, principalmente no primeiro curso citado, Brasilândia conseguiu dobrar o número de vagas e atender a mais jovens. “Outro município do Estado ofereceu as vagas e por causa do grande interesse dos jovens daqui, nós conseguimos beneficiar mais pessoas”, ressalta.
Com as inscrições finalizadas, está prevista uma visita da equipe da Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul), no dia 1º de março, com a equipe do programa e também com a coordenação do CRAS e da Assistência Social.  Haverá uma reunião na qual serão definidos mais detalhes da execução do programa no município.

Depois disso, os inscritos deverão procurar o CRAS nos dias 2 e 3 de março para se informar sobre as definições do Projovem Trabalhador. O início das aulas está previsto para o dia 4 de março, na sede do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), no período noturno.
Para o Prefeito Jorge Diogo (PT), o Projovem Trabalhador terá uma grande importância para o município, principalmente para os jovens. “Essa é uma oportunidade que os participantes terão em se qualificar para melhorar o seu currículo e, quem sabe, garantir uma vaga no mercado de trabalho. A Prefeitura de Brasilândia buscará sempre parcerias para proporcionar ações que beneficiem a nossa comunidade”, ressalta o Prefeito.

PROJOVEM ADOLESCENTE
Já as aulas do Projovem Adolescente terá início no dia 11 de março (segunda-feira) As inscrições para o programa ainda continuam abertas no CRAS.
 
Segundo a coordenadora do CRAS, Vânia Canno Manari, até a última sexta-feira (23) foram realizadas inscrições de 29 candidatos. Vânia também explicou o motivo das aulas não terem iniciado em fevereiro. “Neste ano, não iniciamos junto com a Rede Municipal de Ensino, pois há o processo de licitação para empresas que fornecem alimentos aos estudantes que fazem o curso e, por isso, foi remarcado para março”, ressalta.

Os interessados poderão ainda se matricular no CRAS e escolher o período da aula, que pode ser das 14h às 17h ou das 17h às 20h. “O aluno pode escolher em qual horário quer assistir às aulas, pois há aqueles que estudam de manhã e querem estudar à tarde, ou que estudam à tarde e querem fazer as aulas à noite”, explica.

O Projovem Adolescente tem a prioridade em atender em especial aqueles que são beneficiários do Programa Bolsa Família ou Protege Brasilândia (atualmente, custeado com recurso próprio do município), porém, também é aberto a toda comunidade brasilandense.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13