RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 19 de abril

Brasilândia prepara área para estação meteorológica

Estações meteorológicas como esta devem ser instaladas em 16 municípios de MS

Por Redação
16/02/2013 • 10h50
Compartilhar

Brasilândia será uma das 16 cidades de Mato Grosso do Sul a receber estação meteorológica. O prefeito Jorge Diogo (PT) discutiu o projeto com técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), junto com o secretário municipal de Desenvolvimento, Agricultura, Turismo e Meio Ambiente, José Carlos Menegassi, e do engenheiro da Agraer, Edson Okamoto.

A implantação é de responsabilidade do governo do Estado, por meio da Seprotur, com apoio da Prefeitura de Brasilândia. Com capacidade para processar dados como temperatura, pressão atmosférica, umidade relativa do ar e radiação solar, além de direção e velocidade do vento, as estações meteorológicas vão demandar investimentos de R$ 2.044 milhões.

Segundo o secretário José Carlos Menegassi, a unidade deve ser instalada na antiga Escola Agrícola. Caberá à Prefeitura ceder o espaço e a mão de obra para a construção da unidade – um muro com alambrado. Além disso, o município ficaria responsável pela manutenção do aparelho, que fará a leitura automática das informações técnicas. 

Representante da Seprotur visitou a escola e aprovou o local sugerido, onde colheu  as coordenadas para a futura instalação da unidade. Agora, a próxima fase será o processo de licitação para a compra dos materiais necessários para o seu funcionamento. A expectativa é de que, ainda neste ano, seja ativada a estação meteorológica de Brasilândia.

Para o secretário de Agricultura, a estação é uma ferramenta importante para auxiliar no planejamento e produção agrícola. “A estação será perfeita para a área técnica, principalmente para o plantio, pois com as orientações recebidas desta unidade teremos todos os dados do clima, o que irá facilitar o trabalho dos produtores”, disse José Carlos Menegassi.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias