RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 20 de abril

Câmara de Aparecida do Taboado entrega Prêmio Mulher Cidadã

Prêmio busca homenagear mulheres que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos diretos da mulher

Por Redação
13/03/2013 • 09h58
Compartilhar

A Câmara Municipal de Aparecida do Taboado homenageou as mulheres na segunda-feira com a entrega do 8º Prêmio Mulher Cidadã “Eleonora Camargo Queiroz”. A homenagem, pela passagem do Dia Internacional da Mulher, no último dia 8, foi marcada por sessão solene. Três mulheres receberam o Prêmio Mulher Cidadã: Alcidema Dias Queiroz, Adélia Samara de Almeida e Anésia Cirilo da Rocha.

O prêmio, instituído por decreto, busca homenagear mulheres que tenham oferecido alguma contribuição relevante à defesa dos diretos da mulher ou que tenham atuado de forma destacada em ações tendentes a minimizar as desigualdades sociais.

Anualmente são escolhidas até duas mulheres em vida e uma em post-mortem para receber a premiação. As premiadas são eleitas através de uma Comissão composta por representantes da Câmara Municipal, da Prefeitura Municipal, do Poder Judiciário, do Ministério Público e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Os nomes das selecionadas são indicados pelas entidades governamentais ou não e por qualquer morador de Aparecida do Taboado. 

A professora aposentada e presidente do Lar Espírita Mensageiros da Paz Alcidema Queiroz teve seu nome indicado pelo vereador Rogério Ramos (PMDB). A professora aposentada e ex- diretora da Escola Estadual “Ernesto Rodrigues” Adélia de Almeida pelos vereadores Rodrigo Queiroz Neto (PDT), Claudinei Paulo da Silva (PR) e Jefferson Bernardino (PR). A ex-presidente da Casa da Criança “Menino Jesus” Anésia da Rocha, falecida, foi homenageada por meio da presidente da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Cristina Maria Pires.

Segundo o presidente da Câmara, vereador Rodrigo Queiroz Neto, é o reconhecimento do valor das mulheres do município e suas contribuições para a melhoria de vida da nossa população. “É uma forma de reconhecermos o trabalho que é desenvolvido por elas e também de incentivar outras mulheres para que desenvolvam ações sociais semelhantes”, disse. “Não seríamos nada sem os cuidados. Devemos a elas a sociedade na qual vivemos”, destaca.

Silvia Aparecida da Silva, filha de Anésia da Rocha, se disse gratificada em ver o trabalho que sua mãe desenvolveu em vida ser reconhecido. “Ela trabalhou muito em prol do social, fico feliz por ele ser relembrado após quase quatro anos de seu falecimento”. 

Alcidema Queiroz, garante que sempre realizou seu trabalho social sem almejar nenhum reconhecimento. “Muitas mulheres merecem receber este prêmio por suas contribuições na sociedade e por seu amor e dedicação no que desenvolvem”, completou.

Segundo Adélia de Almeida, é emocionante receber o reconhecimento do seu trabalho por parte dos vereadores que um dia foram seus alunos. “A minha maior recompensa é ver o sucesso dos meus ex-alunos e saber que eu participei desta conquista”, disse. (Com a colaboração de Leciele Segantini)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias