RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 25 de abril

Combate ao tráfico faz diminuir furto em Aparecida

Polícia divulga estatística de redução de até 30% do número de furtos em Aparecida do Taboado

Por Redação
03/01/2013 • 08h00
Compartilhar

As polícias Militar e Civil de Aparecida do Taboado seguem com a estratégica de intensificar o combate ao consumo e tráfico de drogas como ação também na ação contra o furto. De acordo com estatísticas do Conselho de Segurança e Cidadania de Aparecida do Taboado (Consepat), que apurou os números por amostragens agrupadas no delito de furto, a redução do índice foi registrada mesmo com crescimento da população.  

Desde 2007, o maior número de furtos foi registrado em 2011, com 463 ocorrências. No ano passado o número caiu para 320. O ano quase repetiu as estatísticas de 2009, quando foi registrado número menor de casos. 

Para o Consepat, o reaparelhamento da polícia e o direcionamento da ação para o combate ao tráfico de drogas, são alguns dos fatores que contribuem para reduzir o número de furtos, uma vez que eles são praticados, em grande parte, em razão do comércio de drogas. As denúncias anônimas, empenho dos agentes e militares nas operações, entre outras medidas foram apontadas também como causas que contribuíram para a queda do índice de furto na cidade.

De acordo com o delegado de Aparecida do Taboado, Lúcio Fátima, os principais fatos geradores de criminalidade nas sociedades atuais estão associados à produção, intermediação, comercialização, transporte, depósito, distribuição, obtenção para uso pessoal, a venda o consumo de drogas.

Em razão do tráfico, desencadeiam-se outros crimes, como porte e tráfico de armas, homicídios, furtos, roubos e latrocínios. O número de prisões aumentou em 2012, segundo os dados da Polícia Civil e da Polícia Militar.

Das 83 pessoas presas no ano passado, 28 eram menores de 18 anos, demonstrando que o envolvimento de adolescentes chega a quase um terço de todas as ocorrências sobre tráfico de drogas. 

No último dia 31 de dezembro, por exemplo, ao meio dia e meia, a polícia fez a apreensão de adolescente de 14 anos por tráfico de drogas. Ele foi pego com 11,8 gramas de crack, distribuídos em pequenas porções, vendidas por R$ 10 a unidade. O mesmo adolescente já havia sido detido em 5 de setembro, acusado de tráfico.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias