RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 26 de abril

Curso ensinará como prevenir incêndios florestais

Reunião em Santa Rita do Pardo discute programa de curso e projeto piloto que será lançado dia 21

Por Celso Santos
09/11/2012 • 07h20
Compartilhar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), junto com a Associação Sul-mato-grossense de Produtores e Consumidores de Floresta Plantada (Reflore-MS) lançam nos dias 21, 22 e 23, projeto piloto de curso sobre monitoramento, prevenção e combate a incêndios que será oferecido em 2013.

O programa do curso foi discutido na última terça-feira, na Fazenda Santa Virgínia, em Santa Rita do Pardo, com a participação de diretores da Reflore-MS, Senar-MS e empresas do setor florestal. Durante o encontro em Santa Rita, o quarto realizado entre as empresas, foram discutidos detalhes finais do curso, voltado à capacitação de empresas do setor de florestas plantadas em todo o Estado.

De acordo com os especialistas, os incêndios ocorrem quando materiais de combustão, como  madeira e folhas são expostos  fontes de calor e fogo. A ocorrência pode ser reduzida pela remoção da fonte de fogo ou pela remoção do material que pode queimar. Quanto mais valiosa uma área ou produto florestal, maior é a necessidade de eliminar o risco de incêndios.

O efetivo controle das fontes de risco requer o conhecimento de como essas operam nos locais, quando e onde os incêndios ocorrem com mais frequência. Conforme recomendação técnica, as causas de incêndios devem ser agrupadas em 8 categorias ou grupos. As empresas florestais que possuem estatísticas de ocorrência de incêndios dentro de suas áreas, podem definir claramente onde ocorrem a maior incidência e desta forma traçar planos de prevenção mais adequados.

A distribuição dos incêndios através dos meses do ano é uma informação importante no planejamento da prevenção, pois indica as épocas de maior ocorrência de fogo, que varia significativamente de uma região para outra, dependendo principalmente do clima, caracterizado pela frequência e distribuição das chuvas e seu efeito sobre a vegetação.

A prevenção é considerada a função mais importante do combate de incêndios e para ser efetiva precisa ser praticada constantemente. Seu objetivo é impedir a ocorrência de incêndios que tem causa de natureza humana e impedir a propagação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias