Rádios On-line

Deputados pedem recursos para UBS e UTI Móvel

Akira e Giroto pediram também a destinação de recursos para entidades assistenciais no âmbito do programa de combate ao crack

12 ABR 2013 - 10h:39Por Redação

O deputado federal Akira Otsubo (PMDB-MS), acompanhado do deputado licenciado Edson Giroto, reforçou pedido ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, de liberação de R$ 1 milhão para construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em Aparecida do Taboado e aquisição de uma UTI Móvel.

Em reunião no Ministério da Saúde, Akira e Giroto pediram também a destinação de recursos para entidades assistenciais no âmbito do programa de combate ao crack, lançado em 2011 pelo Governo Federal.

Para Akira e Giroto, uma UBS e uma UTI Móvel vão garantir mais qualidade no atendimento da população de Aparecida do Taboado, reforçando a importância do programa do Governo Federal contra o crack, que prevê a internação involuntária de usuários da droga. 

O programa prevê a construção de 308 “consultórios de rua” com médicos, psicólogos e enfermeiros, que farão busca ativa de dependentes e avaliarão se a internação pode ser voluntária (com o aval do usuário) ou involuntária (contra a vontade do paciente), além do credenciamento de clínicas para o tratamento dos dependentes de drogas. A União calcula aplicar cerca de R$ 4 bilhões no programa, que tem como lema “Crack, é possível vencer”.

“Eu solicitei ao ministro que priorize o credenciamento de entidades assistências sul-mato-grossenses para que possam atender os dependentes do crack, que é uma droga muito prejudicial à saúde, que leva a pessoa a completa degradação moral e social”, comentou Giroto.

O ministro da Saúde afirmou que vai priorizar os pedidos, orientando que as prefeituras e as entidades façam o cadastramento no sistema do Governo Federal para que possam ser atendidas pelo Ministério. Hoje, somente são atendidos os gestores públicos e entidades que estão inscritas nos programas desenvolvidos pela União, em qualquer área.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13