RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 25 de abril

Detran vistoria transporte escolar de Santa Rita

Condutor deve ter mais de 21 anos, ficha limpa e CNH categoria D, segundo as normas de trânsito

Por Redação
20/03/2013 • 09h45
Compartilhar

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) realizou vistoria de ônibus e vans que realizam o transporte escolar em Santa Rita do Pardo. O procedimento é feito a cada semestre para garantir a segurança das crianças.

A vistoria do transporte escolar é realizada em todo o Estado, conforme cronograma divulgado pelo Detran.

O transporte de alunos em Mato Grosso do Sul é regulamentado por um Termo de Ajuste e Cooperação Técnica entre órgãos ligados ao trânsito, Ministério Público, Polícias e Prefeituras. 

Cabe ao Detran fazer a vistoria desse serviço e atestar sua conformidade com o Código Brasileiro de Trânsito (CBT). Os clandestinos são fiscalizados pela Polícia e pelo Ministério Público.

AVALIAÇÃO
A vistoria realizada pelo Detran verifica primeiramente o condutor do veículo, que deve possuir CNH categoria "D", ter mais de 21 anos, possuir o curso de transporte escolar,  não ter cometido infração grave ou gravíssima, não ser reincidente na infração média e possuir certidão negativa na área criminal.
Posteriormente, será verificada a condição do veículo, como pneus em bom estado de conservação, sistema elétrico de comunicação (luzes, triângulo), funcionamento do tacógrafo, que registra a velocidade do percurso, entre outros itens, que incluem até a limpeza do veículo. Ao todo, segundo inspetores do Detran, são vistoriados 26 itens.

Após a vistoria, se o condutor e o veículo são aprovados, o carro recebe um selo que atesta a conformidade com a Lei. No selo, há ainda a possibilidade de cadastro de um segundo condutor que também tenha os dados verificados.

As agentes de atividades de trânsito Juliana Ribeiro e Janete Arruda foram as responsáveis pelas vistorias, que contaram com o acompanhamento do chefe do Detran local, Aparecido José do Santos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias