RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 26 de abril

Dois grupos disputam comando do PMDB em Costa Rica

Executiva Estadual deve resolver impasse; Estatuto prevê divisão de cargos

Por Ricardo Stuckert
30/11/2012 • 07h14
Compartilhar

Dois grupos seguem disputando o comando do PMDB em Costa Rica, depois da disputa apertada na convenção municipal. Há impasse porque os membros da Comissão Executiva Municipal foram escolhidos pela chapa encabeçada pelo atual dirigente, Penides Garcia Jacinto.

A chapa liderada por Jesus Martins da Silva (Jacaré) reivindica cargos no Diretório alegando que o Estatuto determina o preenchimento proporcional quando nenhum grupo obtiver a maioria absoluta.
O PMDB de Costa Rica possui 380 filiados e 269 participaram da convenção do partido na última sexta-feira. A chapa encabeçada pelo subsecretário de Transportes, Urbanização e Obras Públicas, Penides Garcia Jacinto, obteve 137 votos dos convencionais, contra 132 dados do empresário Jesus Martins da Silva (Jacaré).
Essa votação, no entanto, foi impugnada pela Executiva, segundo o prefeito Jesus Baird, por irregularidades. “A chapa foi formada na hora da convenção. Não houve nenhum registro formal, de modo que legalmente não poderia ter sido votada”, disse Baird ao Jornal do Povo.
Para a chapa de oposição, no entanto, a convenção foi válida e a diferença ficou dentro da margem de 20%, por isso os cargos no Diretório devem ser divididos proporcionalmente pelas duas chapas. O candidato a presidente da chapa de oposição diz que, de acordo com o artigo 23, § 5º do Estatuto, as 35 vagas no Diretório tem que ser divididas entre os dois grupos.
Devido a esse impasse, caberá à Executiva Estadual do PMDB acatar o resultado da convenção e decidir pela validade do resultado. Jesus Baird disse que Penides já foi reconduzido à presidência e o partido comunicou o Diretório sobre sua eleição, ignorando a participação de Jesus da Silva. “A chapa dele estava totalmente irregular. Nem a consideramos na formação da Executiva”, disse Baird.
Dos 35 membros do Diretório Municipal, cinco são considerados vitalícios. São os quatro ex-presidentes: Jesus Martins da Silva, Lourenço Filisbino de Paula, Benoni Martins Carrijo, Jesus Queiroz Baird e Penides Garcia Jacinto.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias