Rádios On-line

Escola em Paranaíba ameaçada de fechamento vira Centro de Educação Infantil

Secretária de Educação tranquiliza moradores com notícia de adaptação de escola de Ensino Fundamental

19 JAN 2013 - 09h:21Por Redação

Os moradores da Cohab Santa Rita de Cássia, em Paranaíba, estão mais tranquilos depois de ser afastada a hipótese de fechamento da Escola Bento Macedo de Jesus. De acordo com a secretária municipal de Educação, Cultura e Deporto, Maria de Fátima Dutra Romano, não há nenhuma projeto para o fechamento da unidade escolar, como era a preocupação dos pais de alunos. 

“A escola terminou 2012 oferecendo Ensino Fundamental. Em 2013, ela reabre oferecendo um Centro de Educação Infantil. A reunião com os pais foi boa, pois a gente pôde dialogar, ouvir o ponto de vista deles e apresentar nosso ponto de vista”, disse a secretária.

Considerando o número de alunos, a escola não pode manter o Ensino Fundamental, mas pode atender à demanda pela educação infantil. No primeiro caso, a escola tem menos de 25 alunos por sala. A exceção é o primeiro ano do Ensino Fundamental, que será mantido para a transposição da educação infantil. 

“Não há projeto de fechar nenhuma escola. A gente assumiu o projeto para dar melhor condição de vida para os nossos alunos e oferecer um ensino de mais qualidade. E essa questão do ensino de qualidade passa por muitas esferas”.

A Secretaria de Educação irá abrir o período de matrículas para atender ao novo Centro de Educação Infantil, ofertando vagas às crianças de zero a cinco anos. Na unidade, continuará funcionando o primeiro ano do Ensino Fundamental, pois, de acordo com Fátima Dutra, são crianças que acabaram de sair da educação infantil e algumas delas não têm seis anos completos, o que faria com que elas passassem por uma transformação muito grande.

ESCOLAS
Ex-alunos da escola Bento Macedo de Jesus, do segundo até o nono ano do Ensino Fundamental, poderão ser matriculados nas escolas major Francisco Faustino Dias, Professora Liduvina Motta Camargo e Ignácio José da Silva. Todos os alunos remanescentes têm vagas reservadas e serão atendidos com transporte escolar oferecido pela Prefeitura. 

O transporte vai atender também às crianças moradoras da Cohab Santa Rita de Cássia, que irão iniciar os estudos neste ano e os estudantes do ensino fundamental destas mesmas escolas, moradores do Jardim Primavera. “É um projeto da Secretaria de Educação, iniciado no ano passado. Por isso, as vagas estão reservadas desde o dia 17 até 21, especificamente aos alunos da escola São Bento”.

Na escola Ignácio, a oferta de vagas é grande, com disponibilidade para atender do primeiro ao sexto ano do Ensino Fundamental. A unidade oferece aula em período integral, com o projeto Mais Educação. Já na escola Liduvina existem poucas vagas para o quinto, sétimo e oitavo ano do Ensino Fundamental. Na escola Major existem vagas para o primeiro, terceiro, quarto, sexto, oitavo e nono ano do Ensino Fundamental.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13