RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 26 de abril

Gestantes participam de ambientação de projeto pré-natal

Projeto desenvolvido em Brasilândia orienta gestantes sobre alimentação e direito a, pelo menos, seis consultas médicas

Por Redação
15/03/2013 • 09h27
Compartilhar

Informações importantes sobre a gestação, desenvolvimento do feto, nascimento do bebê, alimentação antes e depois do parto, exames pós-parto e teste do dedinho, entre outras orientações, fazem parte do projeto Mamãe Estou Chegando, que acompanhará 20 gestantes em Brasilândia.  

O projeto foi apresentado na quarta-feira e as futuras mamães já participaram da ambientação do programa pré-natal oferecido pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Brasilândia, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
 
De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, as futuras mamães receberam as primeiras informações de uma nutricionista, que abordou a importância da alimentação adequada durante a gestação e depois do parto. Uma enfermeira explicou a necessidade do pré-natal, principalmente nos três primeiros meses de gestação. 

A gestante tem o direito de fazer, no mínimo, seis consultas antes do parto.  Além disso, deve fazer o teste do dedinho, que detecta possíveis doenças no recém-nascido. Quanto mais cedo é realizado esse exame, maiores são as chances de tratamento para a criança.

Uma técnica em enfermagem fez esclarecimentos sobre o SIS Pré-Natal, que é o cadastro de todas as gestantes que também deve ser feito na unidade de saúde. Uma psicóloga falou sobre a necessidade do vínculo entre a mãe e o filho, construído durante e após a gestação. 

No primeiro dia de ambientação, uma assistente social esclareceu dúvidas sobre a licença- maternidade, principalmente quanto ao direito de todas as gestantes que contribuíram com a Previdência Social. 

A secretária municipal de Assistência Social reforçou a necessidade dos exames para prevenção de transtornos e doenças, já que pré-natal é muito importante para o bebê. Todas as gestantes receberam um kit composto por produtos de higiene pessoal. (Com informações da Assessoria de Comunicação Social)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias