RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 25 de abril

Inverno começa nesta segunda com variação na temperatura

Estação mais fria do ano tem início nesta segunda-feira e vai até setembro

Por Ana Cristina Santos
19/06/2016 • 06h55
Compartilhar

O inverno começa às 19h34 desta segunda-feira, 20 de junho, e termina às 11h21 de 22 de setembro. E, a primeira semana de inverno em Mato Grosso do Sul, segundo informações do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, será marcada por variações de temperatura e chuva.

Na primeira semana de inverno em Mato Grosso do Sul está prevista variação de temperatura de 9° a 31°, com possibilidade de queda a partir de terça-feira, podendo chegar a 4° em algumas regiões do Estado.

Ainda segundo a previsão, tem possibilidade de chuvas nesse nesta segunda e terça-feira em grande parte do Estado.

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entretanto, de acordo com o prognóstico para o Inverno, divulgado pelo meteorologista da Uniderp, Natálio Abrahão, é previsto redução dos índices pluviométricos em Mato Grosso do Sul, a partir de julho. Em algumas regiões, as chuvas podem ocorrer abaixo das médias.

Ainda segundo o meteorologista, o inverno marca o fim do El Niño, facilitando o avanço de massa de ar polar no final de junho e nas primeiras semanas de julho, com temperatura próximo de zero grau. No entanto, para o fim da estação, o frio cede e a temperatura volta a subir, passando dos 30ºC.

Características do inverno
O Inverno começa após o outono e antes da primavera. Nesse período , as noites são mais longas do que os dias devido à menor incidência de raios solares nessa parte da terra.

A incidência dos raios do Sol é menor no inverno do que nas outras estações do ano, fator que explica ser esta a estação mais fria do ano.

 Várias espécies animais - sobretudo pássaros - migram para regiões mais quentes para fugir do frio. Outros animais – como os ursos – hibernam nesse período, reduzindo sua atividade metabólica.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias