Rádios On-line

Matriz de Paranaíba lota na celebração de Corpus Christi

Sem espaço, fiéis assistem missa em telão instalado no lado de fora de igreja

1 JUN 2013 - 09h:55Por Divulgação

O espaço na Igreja Matriz de Paranaíba foi pequeno para receber os católicos na celebração de Corpus Christi. Muitos fiéis que não conseguiram entrar na igreja acompanharam a missa por um telão, instalado no lado de fora. A motivação provocou a superlotação, de acordo com os administradores das paróquias de Paranaíba, Sant’Ana e Santo Antônio, que se uniram para a missa e celebração, conduzidas pelos padres Valcir de Souza Peres e Abílio Dantas.

A missa teve o objetivo de lembrar o Mistério da Eucaristia. Logo após, os jovens se reuniram em torno da Praça da República e acenderam suas velas para a passagem do ostensório de Jesus. Padre Valcir explica que para os católicos apostólicos romanos, Corpus Christi representa Cristo presente na Eucaristia em corpo, sangue, alma e divindade, por este motivo o festejo é feito com bastante entusiasmo, com a união de todas as paróquias. “O espírito de comunhão é o verdadeiro sentido da eucaristia. Cristo nos une no mesmo amor. Celebrar a eucaristia é assumir a pessoa de Cristo na nossa vida”.

Este ano, por ter vivenciado a campanha da Fraternidade com a juventude e por celebrar o encontro mundial com o Papa, o intuito foi envolver ainda mais os jovens. Em relação aos outros anos, de um modo particular, a organização da celebração foi diferente, pois não houve a confecção do tradicional tapete para a passagem da procissão no entorno da Praça da República, mas sim jovens com velas acesas para o percurso da procissão. “É um momento de renovar a nossa fé e a nossa esperança”, disse.

Ainda segundo Valcir, alguns jovens de Paranaíba irão participar da Jornada Mundial da Juventude, de 23 a 28 de junho.

A igreja também preparou uma campanha de alimentos durante a missa. Os fiéis levaram alimentos não perecíveis para ofertar, como forma de expressão de doação e de partilha na prática da caridade.

O Corpus Christi ocorre numa quinta-feira, em alusão à quinta-feira santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, ele mandou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue. Para os católicos, através da eucaristia, Jesus mostra que está presente e se faz alimento para dar força para continuar.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13