RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 25 de abril

Matriz de Paranaíba lota na celebração de Corpus Christi

Sem espaço, fiéis assistem missa em telão instalado no lado de fora de igreja

Por Divulgação
01/06/2013 • 09h55
Compartilhar

O espaço na Igreja Matriz de Paranaíba foi pequeno para receber os católicos na celebração de Corpus Christi. Muitos fiéis que não conseguiram entrar na igreja acompanharam a missa por um telão, instalado no lado de fora. A motivação provocou a superlotação, de acordo com os administradores das paróquias de Paranaíba, Sant’Ana e Santo Antônio, que se uniram para a missa e celebração, conduzidas pelos padres Valcir de Souza Peres e Abílio Dantas.

A missa teve o objetivo de lembrar o Mistério da Eucaristia. Logo após, os jovens se reuniram em torno da Praça da República e acenderam suas velas para a passagem do ostensório de Jesus. Padre Valcir explica que para os católicos apostólicos romanos, Corpus Christi representa Cristo presente na Eucaristia em corpo, sangue, alma e divindade, por este motivo o festejo é feito com bastante entusiasmo, com a união de todas as paróquias. “O espírito de comunhão é o verdadeiro sentido da eucaristia. Cristo nos une no mesmo amor. Celebrar a eucaristia é assumir a pessoa de Cristo na nossa vida”.

Este ano, por ter vivenciado a campanha da Fraternidade com a juventude e por celebrar o encontro mundial com o Papa, o intuito foi envolver ainda mais os jovens. Em relação aos outros anos, de um modo particular, a organização da celebração foi diferente, pois não houve a confecção do tradicional tapete para a passagem da procissão no entorno da Praça da República, mas sim jovens com velas acesas para o percurso da procissão. “É um momento de renovar a nossa fé e a nossa esperança”, disse.

Ainda segundo Valcir, alguns jovens de Paranaíba irão participar da Jornada Mundial da Juventude, de 23 a 28 de junho.

A igreja também preparou uma campanha de alimentos durante a missa. Os fiéis levaram alimentos não perecíveis para ofertar, como forma de expressão de doação e de partilha na prática da caridade.

O Corpus Christi ocorre numa quinta-feira, em alusão à quinta-feira santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, ele mandou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue. Para os católicos, através da eucaristia, Jesus mostra que está presente e se faz alimento para dar força para continuar.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias