RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 16 de abril

Merenda de Rio Brilhante é nacionalmente premiada

A Prefeitura de Rio Brilhante obteve o reconhecimento da qualidade da alimentação servida nas unidades da Rede Municipal Ensino - REME, com o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escola

Por Redação
22/11/2012 • 12h30
Compartilhar

Após participar de um processo de seleção rigoroso, realizado pela Organização Ação Fome Zero, a Prefeitura Municipal de Rio Brilhante obteve o reconhecimento da qualidade da alimentação servida nas unidades da Rede Municipal Ensino - REME, com o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar. 

O Prêmio, que está em sua 9ª edição, tem por objetivo destacar as prefeituras que realizam boas práticas na gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com a finalidade de divulgar os bons exemplos para que eles sirvam de modelos para outras cidades. 

Em 2012, o município de Rio Brilhante foi selecionado entre os finalistas, recebendo no último mês de agosto a visita técnica dos avaliadores, que acompanharam a situação da merenda escolar em diversas escolas e creches, bem como conheceram todo processo de controle e aquisição dos gêneros alimentícios. Após a criteriosa análise, apenas 29 municípios em todo país foram merecedores da premiação, sendo que Rio Brilhante ganhou destaque especial. 

Entre todos os municípios inscritos no prêmio, Rio Brilhante foi destacado como tendo o melhor cardápio de toda região centro-oeste. O diferencial está na inclusão de produtos e preparações típicos da região, variedade dos pratos, bem como cardápios que se diferenciam em cada unidade escolar, de acordo com a aceitabilidade dos alunos das diferentes regiões do município. 

O investimento que a Prefeitura realiza com recursos próprios também foi destacado. Isto porque diariamente são servidas 11.769 refeições nas escolas e creches municipais, sendo que nas creches as crianças recebem 05 refeições diárias (café da manhã, lanche, almoço, fruta e lanche da tarde). Para manter este atendimento, o município investe mais de R$ 1.100.000,00 por ano na alimentação escolar, enquanto o repasse do Governo Federal é de cerca de R$ 420.000,00. 

Também foi destaque, a merenda que é mantida nas férias escolares, e que serve mais de 6.000 refeições durante os meses de janeiro e julho de cada ano. As refeições são servidas no Centro Educação Municipal Criança Esperança I (Vila Nova Esperança) e Criança Esperança III (Distrito de Prudêncio Thomaz) e atendem aproximadamente 300 pessoas por dia. 

Além disso, os filhos pequenos dos alunos que estudam nas escolas noturnas (EJA da EM. Euclides da Cunha, EM. Sidney Coelho Nogueira e Projovem do CEM. Criança Esperança I), tem atividades recreativas diárias nas escolas e também recebem alimentação. 

Outro diferencial que o município apresentou foi a ação da Secretaria Municipal de Educação na busca de parcerias com os pequenos produtores, para que possam ter condições de fornecer produtos para a merenda escolar. Entre os alimentos adquiridos diretamente da Agricultura Familiar, destacam-se: mandioca e tomate, do Assentamento Fortaleza; alface, do Assentamento Fortuna; Leite Pasteurizado, do Assentamento São Judas; Frango, do Assentamento Sílvio Rodrigues; cheiro verde e couve de pequeno produtor rural. 

O Prefeito Municipal, Donato Lopes da Silva, fez questão de enfatizar que “A merenda escolar sempre foi colocada como prioridade pela administração municipal, oferecendo bons produtos e dando todo suporte para que os alunos recebam uma alimentação adequada e de qualidade”. 

Já o Secretário Municipal de Educação Paulo Eduardo dos Santos Moraes também fez questão de destacar que este prêmio é um grande reconhecimento por todo trabalho realizado pela equipe responsável pela merenda escolar. “Desde as nutricionistas, passando pela equipe de entrega e especialmente as merendeiras que sempre se preocupam em fazer seu trabalho com carinho e dedicação”. 

Segundo a Organização Ação Fome Zero, a cerimônia de premiação será realizada no dia 05 de dezembro, em Brasília, com a presença de Ministros de Estado e demais autoridades.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias