RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 18 de abril

Ministério autoriza cessão de áreas para a produção de tilápias

Região Leste do Estado terá instalação de tanques-redes e frigorífico de tilápia

Por Ana Cristina Santos
08/06/2017 • 14h45
Compartilhar

O Ministério da Agricultura autorizou as empresas Tilabras e GeneSeas  instalar  tanques-redes no rio Paraná,  em Selvíria e Aparecida do Taboado, municípios localizados na região Leste do Mato Grosso do Sul.

O termo de cessão por 20 anos de cinco áreas aquíferas  no rio Paraná, com as empresas vencedoras da licitação, foi assinado nesta quinta-feira (8) pelo ministro da Agricultura, Blairo Maggi.

 A pedra fundamental do empreendimento deve ser lançada em 60 dias. Além dos tanques-redes, as empresas vão implantar o maior frigorífico de Tilápia do mundo em Selvíria. Além do aumento da produção de peixes, que contribuirá para ampliar os números da exportação brasileira, a cessão das áreas deve gerar 3,4 mil empregos diretos na região e faturamento anual de R$ 425 milhões. As empresas vão investir e R$ 150 milhões no empreendimento.

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso vai fazer o Mato Grosso do Sul passe a ser o primeiro Estado em produção de peixe de água doce do Brasil. Atualmente o Estado está em 9º lugar no ranking nacional. “Esse não é um projeto apenas para o Estado do Mato Grosso do Sul, mas um projeto para o Brasil”, disse o ministro. Ele acredita que o país tem um potencial muito grande para explorar em relação à piscicultura e que a cessão de áreas representa apenas um passo do que tem que ser feito para que o Brasil aumente a participação junto ao mercado mundial de pescados.

SENADORA

A senadora Simone Tebet (PMDB-MS), que acompanhou a assinatura da concessão, disse que esse investimento será muito importante para a região, beneficiando não apenas Aparecida do Taboado e Selvíria, mas também Três Lagoas, Paranaíba, Inocência e Brasilândia. “Vamos colocar a região do Bolsão no mapa mundial da produção de peixe de água doce”, comemorou a senadora.

Simone usou a tribuna do Senado nesta quinta-feira para destacar a importância do investimento na geração de emprego e renda, ressaltando que o empreendimento não terá impacto ambiental e vai gerar toda uma cadeia produtiva, do alimento à vacinas, produção cosmética e farmacêutica.

O senador Waldemir Moka (PMDB/MS) também comentou sobre o empreendimento na região Leste do Estado, e parabenizou o Ministério da Agricultura pela celeridade no processo.

Sonho de Ramez

Durante a solenidade de assinatura do contrato, Simone lembrou que o ex-senador Ramez Tebet, enquanto esteve a frete do Ministério da Integração, sonhava em demonstrar que o País poderia crescer a partir do interior. “Ele queria fazer de Selvíria uma cidade polo de desenvolvimento. Tenho muita alegria de saber que, em poucos anos, Selvíria e Aparecida do Taboado se tornarão grandes polos na produção de tilápia, concretizando o sonho do meu pai”, disse a senadora.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias