RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 24 de abril

Para PMA, hidrelétrica tem relação com morte de peixes

Com nível do rio Verde acima do normal, cardumes permanecem em área de reprodução

Por Redação
13/04/2013 • 09h30
Compartilhar

O comandante da Polícia Militar Ambiental (PMA) em Três Lagoas, tenente Gildo de Souza, disse aos vereadores de Água Clara que a Usina Hidrelétrica São Domingos, da Eletrosul, pode ter relação com a mortandade de peixes. Cerca de 300 peixes das espécies piau e piapara estão morrendo próximo da cachoeira Branca. A PMA esteve no local e constatou a mortandade, noticiada pelo Jornal do Povo na edição de quarta-feira. Nesse mesmo dia, a Câmara Municipal de Água Clara pediu monitoramento à PMA.

Ao JP, no entanto, o comandante da PMA, preliminarmente, acredita que a morte dos peixes é consequência da tentativa de cardumes subirem contra o fluxo da cachoeira Branca, no município de Água Clara. Por se tratar de uma tentativa exaustiva, os animais acabam se ferindo nas pedras e morrendo em seguida. Para o tenente Gildo de Souza, é uma época atípica, pois a Piracema (período de reprodução) já acabou, mas os peixes continuam contra a correnteza devido ao grande volume de água. Ele diz que o rio está elevado em razão das chuvas, mas considera a hipótese de controle do volume com a abertura das comportas da Usina São Domingos. Os vertedouros estão fechados, segundo inspeção feita pelos vereadores. 

A Eletrosul esclareceu, por meio de nota enviada à redação do Jornal do Povo, que após ser informada da mortandade pela reportagem, iniciou a apuração do caso, mas não era possível, ainda, estabelecer nenhuma relação entre a mortandade das espécies e as ações da Hidrelétrica São Domingos. Especialistas foram acionados para avaliar o fenômeno. Só depois dessa análise é que a empresa poderá se manifestar de forma mais objetiva.

De acordo com os vereadores de Água Clara, a mortandade está sendo constatada há pelo menos 10 dias. “A cena choca todos os moradores da região que estão indignados com essa tragédia ambiental sem precedentes”, disse o presidente da Câmara, Alfredo Alexandrino. Para a PMA, a morte poderia ser evitada se a Eletrosul construísse uma escada por onde os peixes poderiam subir, como a que foi construída na Usina de Itaipu e na Hidrelétrica Três Irmãos (Engenheiro Sérgio Motta). 

“Há um cardume muito grande de peixes próximo à Usina São Domingos e, por não existir a escada, eles ficam tentando subir, vão até a exaustão se debatendo nas pedras e se machucando, depois sentem febre e começam a nadar descendo o rio, resultando na morte desses animais”, disse o tenente Gildo aos vereadores, prometendo notificar a Eletrosul sobre o fenômeno.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias