Rádios On-line
7919

Paranaíba prepara vacinação de 9 mil cães e gatos

Vacinação anti-rábica em Paranaíba será realizada no dia 22 em todos os postos de saúde da área urbana.

12 SET 2012 - 10h:37Por Redação

O Serviço de Vigilância Sanitária de Paranaíba iniciou os preparativos para a vacinação em massa de cães e gatos contra a raiva. A meta é vacinar 8.500 cães e 1.500 gatos. Na campanha do ano passado foram vacinados aproximadamente 9 mil cães e gatos. A meta está sendo definida a partir de 2011.

A vacina anti-rábica tem validade de um ano e deve ser aplicada apenas em animais domésticos domiciliados. Segundo o médico veterinário Stenio Roberto de Freitas, a Vigilância Sanitária não tem controle sobre os animais de rua, pois o município ainda não dispõe de núcleo de zooneses, por isso a campanha de vacinação ficará restrita aos animais que têm donos.

De acordo com a Vigilância Sanitária, todos os animais a partir de dois meses devem ser vacinados. Os donos de cães e gatos devem levar a carteira de vacinação para melhor controle. Animal sem documentação de vacina, no entanto, também receberão a dose da anti-rábica e uma carteira de controle. “Uma campanha bem feita vai nos permitir vacinar 9 mil animais”, diz o veterinário Stenio Roberto de Freitas.

“É claro que alguns animais capturados nas ruas pela própria população que forem levados aos postos de vacinação receberão a dose”, disse Freitas ao programa RCN Notícias da Cultura FM 106,3 Mhz.

A vacinação anti-rábica em Paranaíba será realizada no dia 22 em todos os postos de saúde da área urbana. Nos dias seguintes os animais também serão vacinados, mas é importante, segundo a Vigilância Sanitária, que os proprietários de cães e gatos procurem os postos no dia de vacinação em massa porque cada frasco possui 12 doses e a aplicação esporádica pode implicar em perda.

A meta é concluir a vacinação até outubro com a aplicação da anti-rábica em animais da zona rural.

No dia 22 (sábado) os postos vão funcionar das 7h às 17h, incluindo os PSFs do Santo Antonio, Nossa Senhora de Lourdes, Cohabinha, Paineiras e Jardim América. Onde não há postos de saúde a Prefeitura vai manter uma equipe volante, além de definir um ponto fixo onde as pessoas poderão levar seus animais. (Com a colaboração de Ademilson Lopes, da Cultura FM 106,3 Mhz)

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
JORNAL DO POVO
7300