RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 19 de abril

Prefeitura de Bataguassu faz mutirão de pesagem de crianças do Bolsa Família

Prefeitura de Bataguassu realiza exames biométricos de beneficiários do programa

Por Redação
10/01/2013 • 10h23
Compartilhar

A Secretaria da Saúde de Bataguassu, através da equipe do Núcleo de Assistência Nutricional, promoveu durante dois dias o mutirão de pesagem dos beneficiários do Programa Bolsa Família referente à 2ª Vigência de 2012. A ação foi realizada no centro de eventos das 8h às 20h. Os exames biométricos (pesagem e medição de altura) é um dos critérios adotados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para manter o benefício. 

Outro critério que pode provocar a suspensão do pagamento do benefício, caso não seja respeitado, é o da frequência escolar. Quanto à pesagem, há acompanhamento pelo Ministério da Saúde, que estabelece como meta os exames em pelo menos 80% dos beneficiários. Durante o mutirão em Bataguassu, foram convocadas mulheres, crianças, adolescentes e gestantes. A Prefeitura aproveitou para conferir o recadastro. 

CALENDÁRIO
Os beneficiários do Programa Bolsa Família poderão sacar os benefícios relativos ao mês de janeiro a partir do próximo dia 18. Nesta semana, o MDS divulgou o calendário com as datas de pagamento do Bolsa Família para o ano de 2013. Assim como nos anos anteriores, o calendário de pagamentos dos benefícios segue um escalonamento conforme o número do cartão. Os recursos são disponibilizados para saque sempre durante a segunda quinzena de cada mês.

De acordo com o MDS, as famílias beneficiárias têm que manter os dados sempre atualizados no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal. O cadastro atualizado ajuda o MDS a calcular corretamente o valor do benefício que cada família tem a receber, além de evitar bloqueio, suspensão ou até cancelamento do benefício.

O cadastro deve ser atualizado sempre que houver alguma alteração na composição familiar, o que inclui mudança de renda, endereço, morte ou nascimento, entre outras. Se não houver nenhuma alteração, a atualização cadastral pode ser feita no prazo máximo de dois anos. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias