Rádios On-line

Prefeitura de Bataguassu faz mutirão de pesagem de crianças do Bolsa Família

Prefeitura de Bataguassu realiza exames biométricos de beneficiários do programa

10 JAN 2013 - 10h:23Por Redação

A Secretaria da Saúde de Bataguassu, através da equipe do Núcleo de Assistência Nutricional, promoveu durante dois dias o mutirão de pesagem dos beneficiários do Programa Bolsa Família referente à 2ª Vigência de 2012. A ação foi realizada no centro de eventos das 8h às 20h. Os exames biométricos (pesagem e medição de altura) é um dos critérios adotados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para manter o benefício. 

Outro critério que pode provocar a suspensão do pagamento do benefício, caso não seja respeitado, é o da frequência escolar. Quanto à pesagem, há acompanhamento pelo Ministério da Saúde, que estabelece como meta os exames em pelo menos 80% dos beneficiários. Durante o mutirão em Bataguassu, foram convocadas mulheres, crianças, adolescentes e gestantes. A Prefeitura aproveitou para conferir o recadastro. 

CALENDÁRIO
Os beneficiários do Programa Bolsa Família poderão sacar os benefícios relativos ao mês de janeiro a partir do próximo dia 18. Nesta semana, o MDS divulgou o calendário com as datas de pagamento do Bolsa Família para o ano de 2013. Assim como nos anos anteriores, o calendário de pagamentos dos benefícios segue um escalonamento conforme o número do cartão. Os recursos são disponibilizados para saque sempre durante a segunda quinzena de cada mês.

De acordo com o MDS, as famílias beneficiárias têm que manter os dados sempre atualizados no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal. O cadastro atualizado ajuda o MDS a calcular corretamente o valor do benefício que cada família tem a receber, além de evitar bloqueio, suspensão ou até cancelamento do benefício.

O cadastro deve ser atualizado sempre que houver alguma alteração na composição familiar, o que inclui mudança de renda, endereço, morte ou nascimento, entre outras. Se não houver nenhuma alteração, a atualização cadastral pode ser feita no prazo máximo de dois anos. 

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13