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Mato Grosso do Sul, 23 de abril

Santa Casa de Aparecida do Taboado humaniza atendimento

Sob intervenção desde 27 de março, hospital está sendo administrado pelo secretário de Saúde

Por Divulgação
12/04/2013 • 08h33
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A Santa Casa de Aparecida do Taboado, sob intervenção desde o dia 27 de março em reação de irregularidades apuradas pela Secretaria de Saúde do Estado, está implantando o novo sistema de atendimento preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

A fila no Pronto Socorro, agora, é ordenada pelo grau de risco e não mais por ordem de chegada do paciente. Desde a intervenção e destituição da diretoria, o hospital está sendo administrado pelo secretário de Saúde do município, Luiz Antônio Caron. “A prioridade no atendimento é por escala de gravidade de estado dos pacientes”, reforçou o secretário. Segundo ele, esse sistema de gestão é recomendado pelo Programa Humaniza SUS, do Ministério da Saúde. 

De acordo com a enfermeira técnica responsável da Santa Casa, Georgianny Almeida dos Santos, a implantação teve início no setor de atendimento aos pacientes no Pronto Socorro. “Estamos desenvolvendo o Acolhimento por Situação de Risco, cumprindo uma exigência do Ministério da Saúde em âmbito nacional para todas as unidades que prestam atendimento de urgência e emergência”, disse.

A classificação de risco dos pacientes é feita já na entrada do Pronto Socorro. Na prática, pessoas que apresentam quadro mais grave é que tem prioridade no atendimento, deixando de existir a lista da ordem de chegada à unidade de saúde.

“Ao chegar ao Pronto Socorro o paciente passará por uma triagem através de um enfermeiro qualificado em treinamento de Situação de Risco, e a ordem de atendimento será de acordo com a gravidade do quadro deste paciente”, explicou.
O Ministério de Saúde determina que a prioridade de atendimento sejam as urgências, vindo depois as emergências.

A classificação da situação do paciente, segundo o sistema, é indicada por cores: o “vermelho” indica a necessidade do atendimento de urgência, entre os quais, vítimas de acidentes, politraumas ou sangramento abundante.

A enfermeira informou que a classificação “amarelo” também é para urgências, com paciente em estado febril grave, trauma crânioencefálico, entre outras patologias. As classificações “verde” e “azul” estão na sequência, e indicam quadros de emergência.

“Isto não quer dizer que a população enfrentará demora no atendimento, até porque hoje o Pronto Socorro conta com dois médicos plantonistas diariamente”, disse Georgianny.

A enfermeira técnica responsável avaliou a novidade como benéfica para pacientes e profissionais que podem melhorar a qualidade dos serviços, a partir da classificação do quadro do paciente e a agilidade no encaminhamento.

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