Rádios On-line

Santa Rita adota computadores em todo período letivo

Alunos do 1º ao 9º ano têm laboratório de informática em toda grade curricular

3 ABR 2013 - 11h:35Por Celso Santos

Alunos da Escola Santa Rita de Cássia, polo em Santa Rita do Pardo, dispõem de laboratório de informática em todo o período letivo escolar. Segundo o professor Emanuel Pedro, o laboratório é usado “efetivamente” como ambiente de aprendizagem.

“Educar é colaborar para que professores e alunos, nas escolas e organizações, transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem”, disse, acrescentando que o laboratório de informática não apenas abre o horizonte, mas permite aos alunos “construir sua própria identidade, seu caminho pessoal e profissional dentro do seu projeto de vida no desenvolvimento das habilidades de compreensão emoção e comunicação, tornando-os cidadãos realizados e produtivos”.

Na escola polo de Santa Rita de Cássia, todos os alunos do 2º ao 9º ano e das séries do ensino médio têm acesso aos computadores conectados à internet. A sala conta com nove máquinas, sendo quatro computadores com o sistema operacional Windows XP e cinco com sistema Linux, além de um retroprojetor de imagens.

NOVAS MÍDIAS
O professor tem um grande leque de opções metodológicas, de possibilidades de organizar sua comunicação com os alunos, de introduzir um tema e de trabalhar com os alunos.
Cada professor pode encontrar sua forma mais adequada de integrar as várias tecnologias e procedimentos metodológicos. Mas também é importante que amplie e aprenda a dominar as formas de comunicação interpessoal/grupal e as de comunicação audiovisual/telemática, segundo o professor Emanuel Pedro.

“Não se trata de dar receitas, porque as situações são muito diversificadas. É importante que cada docente encontre o que lhe ajuda mais a se sentir bem, a comunicar-se bem, ensinar bem, ajudar os alunos para que eles aprendam mais. É importante diversificar as formas de dar aula, de realizar atividades e de avaliar”, diz.

Segundo Emanuel, o planejamento de ensino, baseado no projeto da escola, é um orientador do trabalho desenvolvido pelo professor em sala de aula.

“Assim como nas demais áreas, as ações do professor do laboratório de informática educativa também devem ser planejadas, estabelecendo–se objetivos, prazos, etapas, coerência entre as atividades e as aprendizagens que se pretende proporcionar, além dos instrumentos de avaliação”.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13