RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 25 de abril

Setas capacita gestores da Casa Abrigo, em Santa Rita

Capacitação é desenvolvida no âmbito do projeto ?De Volta pra Casa?

Por Redação
30/03/2013 • 12h15
Compartilhar

A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), por meio da Superintendência da Política de Assistência Social, promoveu em Santa Rita capacitação de gestores da Casa Abrigo no âmbito do projeto “De volta pra casa”, que busca o fortalecimento da convivência familiar e comunitária na reintegração de crianças e adolescentes. A capacitação é promovida por meio de oficinas de trabalho.

O objetivo é ampliar o conhecimento teórico e prático dos gestores da rede socioassistencial e servidores que executam os serviços de acolhimento para crianças e adolescentes sob medida de proteção, de acordo com o artigo 101 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O projeto busca definir métodos de intervenção na família de origem, extensa ou substituta, para fortalecimento e resgate do vínculo familiar e comunitário das crianças e adolescentes privados do convívio familiar, na perspectiva da reintegração familiar.

De acordo com a Setas, há necessidade de multiplicar conhecimentos sobre ações de prevenção, promoção e proteção de vínculos familiares saudáveis e a convivência comunitária, com maior investimento em Famílias Acolhedoras, Repúblicas e Adoção. Dessa forma, é imprescindível desafiar, no campo teórico e prático das políticas públicas, o retorno das crianças e adolescentes ao convívio familiar de origem e, esgotada essa possibilidade, o encaminhamento para família substituta.

DIAGNÓSTICO
“De Volta Pra Casa” simboliza o ambiente familiar que não é necessariamente aquele de origem, mas todo e qualquer ambiente que proporcione o desenvolvimento das potencialidades físicas, psíquicas e sociais, fortalecendo os laços afetivos e comunitários.

Para execução do projeto, é feito o diagnóstico da realidade local dos Serviços de Acolhimento Institucional por município: construção do caminho percorrido pela criança ou adolescente no interior da rede de atendimento, no que se refere ao fluxo de encaminhamentos e aplicação da pesquisa para levantamento de dados dos serviços de acolhimento institucional.

SANTA RITA DO PARDO
Em Santa Rita do Pardo, a oficina foi realizada no Centro Catequético, com a participação da coordenadora da unidade de acolhimento Maria Izabel ferreira, e as auxiliares da Casa Abrigo, Solange Aparecida da Silva, Joracy Dias de Souza, Maria Izabel ferreira, Ivone Ferreira da silva, Elaine Aparecida Claro, Rosa Maria Salazar e a primeira dama Roseli Prestes. As técnicas do CREAS (Centro de Referência em Assistência Social) também participaram do curso. 

Segundo a gestora Sônia Araki Patussi, da Assistência Social, a capacitação é um dos principais aspectos para o sucesso dos programas sociais, pois os servidores são motivados por conhecimentos que levam à prática de ações de forma mais objetiva e segura.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias