RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 26 de abril

Sindicato anuncia 24ª Cavalgada em Paranaíba para 30 de junho

A saída será às 8h, da Avenida Três Lagoas, próximo à rotatória de entrada da cidade

Por Redação
31/05/2013 • 08h16
Compartilhar

Bastante esperada pelos paranaibenses, a tradicional Cavalgada da Exposição Agropecuária de Paranaíba (Expopar), organizada pelo Sindicato Rural de Paranaíba, ocorrerá no dia 30 de junho. A saída será às 8h, da Avenida Três Lagoas, próximo à rotatória de entrada da cidade.

Cezar Augusto Dias, membro da comissão organizadora, contou que todos os detalhes foram definidos e as inscrições para participação de comitivas encerrarão no próximo dia 20. Para as comitivas participarem da Cavalgada e concorrer às premiações, é preciso respeitar as exigências. Só podem participar comitivas inscritas. Está proibido o consumo de bebidas alcoólicas, desfilar com armas (branca ou de fogo), o uso de pinhola e fogos de artifício. Identificação por uniformização, formação e comportamento, fazem parte do regulamento.
 
O organizador ressaltou que a principal vigilância será quanto ao consumo de bebida alcoólica, em todo o trajeto. Caso algum integrante de alguma comitiva for flagrado bebendo, será responsável pela perda de pontos, o que prejudicará a comitiva no julgamento final. “Nós vamos vigiar e proibir, para que não cause nenhum acidente e não estrague a nossa festa”, destacou.  
 
Água para as comitivas não irá faltar, pois a Sanesul firmou parceria com o Sindicato e cederá água gratuitamente. O acordo foi feito para não haver justificativa para o uso de bebidas alcoólicas.
 
É permitido estar entre as comitivas inscritas tratores, carro de boi e carroça com som (com no máximo três pessoas). A saída será de acordo com a chegada na concentração. Trio elétrico será permitido, desde que não haja pessoas criando tumulto. O responsável por cada comitiva participará de uma reunião no Sindicato Rural, na data de finalização do período de inscrição, quando assinará um termo de responsabilidade.
 
O trajeto da Cavalgada será o mesmo do ano passado. Ao sair da Avenida Três Lagoas, as comitivas irão descer até a Avenida Visconde de Taunay, virar à esquerda, sentido Praça da República, e quando chegarem à Rua José Rodrigues Ferraz, virar à direita, no sentido Parque de Exposições Daniel Martins Ferreira, pela Avenida Senador Filinto Muller, até o portão principal do parque, onde será finalizada.
 
Os animais de Paranaíba e do estado de Mato Grosso do Sul que forem participar deverão apresentar o exame de anemia, cobrado pela Agência Estadual de Defesa Sanitária, Animal e Vegetal (IAGRO). Para diminuir o preço do exame para os participantes foi feita parceria com alguns laboratórios. Basta dizer no ato da entrega do material que é para a Cavalgada. “Estes exames serão cobrados”, ressaltou.
 
Cezar alerta ainda que as comitivas e/ou participantes que vierem de outro estado terão de – por obrigatoriedade e exigência do IAGRO –  apresentar o exame de mormo (doença infectocontagiosa causada por uma bactéria, que acomete principalmente os equídeos , podendo também acometer o homem , os carnívoros e eventualmente os pequenos ruminantes).
 
JULGAMENTO
A premiação será feita com troféus e está prevista para ser entregue no primeiro dia de rodeio. No julgamento das comitivas a organização irá avaliar a comitiva mais completa (boi, cavalo, burro e alegorias), comitiva mais bem trajada e comitiva mais bem organizada. Já para o julgamento individual avaliarão os melhores cavaleiros em cavalo, burro e boi, nas categorias adulto e mirim (até 11 anos); e melhores amazonas em cavalo, burro e boi, também nas categorias adulto e mirim (até 11 anos). Melhor conjunto em boi e melhor comitiva em burro também serão meditados.  Em todas estas modalidades é necessário o julgamento conjunto entre o indivíduo e o animal. A apresentação das comitivas será feita em frente ao palanque na Praça da República, por três minutos.
 
“BAGUNÇA”
Para as pessoas que não estiverem inscritas em nenhuma comitiva, mas mesmo assim quiserem participar da Cavalgada, o organizador explica que não é preciso inscrição para ficar na conhecida “bagunça”, mas a apresentação do exame do animal será cobrada. Estes desfilarão após a passagem das comitivas.
 
Está proibida a participação com caminhões com banheiros químicos, caminhão, camionetes, tratores e similares com pessoas em cima.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias