RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 18 de abril

UFMS divulga nota que não confirma o curso de medicina veterinária em Paranaíba

Reitora da unidade, Célia Maria Silva Correa Oliveira, garantiu no ano passado que o curso se instalaria no município

Por Talita Matsushita
05/08/2015 • 15h49
Compartilhar

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul divulgou em seu site uma Nota de Esclarecimento a cerca do curso de medicina veterinária em Paranaíba; a Universidade diz que não há a confirmação da instalação do curso no município, mesmo que haja terreno destinado para isso.

A nota foi divulgada após ter início as vendas de terrenos de um loteamento, ao lado do possível futuro campus.

“Considerando a ampla divulgação de empreendimento imobiliário de venda de lotes "ao lado do futuro Câmpus da UFMS", na cidade de Paranaíba, a Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul esclarece aos interessados que, embora declarada de utilidade pública para fins de desapropriação com destinação para a UFMS pela Prefeitura Municipal de Paranaíba, através do Decreto nº 059, de 8 de maio de 2014, a área não foi oficialmente vistoriada por equipe técnica e nem apreciada pelo Conselho Diretor, Conselho Superior da Instituição que tem por competência aceitar doações feitas à UFMS. Desta forma, a UFMS esclarece que não há confirmação oficial de que será implantado o curso de Medicina Veterinária naquela localidade”, diz a nota.

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A reportagem tentou contato com a reitoria da Universidade, porém foi encaminhada para a Assessoria de Imprensa, que não atendeu as ligações.

O fato gerou muita polêmica na cidade, visto que a população dava como certa a instalação do curso no município, pois a UFMS já havia incluido o curso no Projeto Pedagógico da instituição para Paranaíba, além disso existe R$ 15 milhões destinados de uma emenda da bancada federal, garantida pelo senador Moka.

Em maio do ano passado a reitora da UFMS, Célia Maria Silva Correa Oliveira, presença ilustre, recebeu do Executivo Municipal, das mãos do prefeito Diogo Tita, a escritura da área de 110 hectares para implantação do curso de Medicina Veterinária em Paranaíba.

Neste dia Célia em seu discurso disse que pretendia iniciar o mais rápido possível o curso em Paranaíba, tentando inclusive incluí-lo no Enem de 2014, para receber os primeiros alunos já em 2015.

"Estou aqui para agradecer a todos que nos tem ajudado, ao prefeito, vereadores, secretários e ao deputado Vander Loubet que tem sido parceiro das universidades. Ao governo federal que tem sido fundamental na expansão do ensino superior e ficamos muito felizes porque esse crescimento tende a continuar neste governo Dilma", destacou.

Célia adiantou que espera implantar mais um curso, além de Medicina Veterinária. A reitora destacou que este novo curso será pensando para ter relação com a Psicologia. "A administração terá uma boa ligação com a Veterinária, em questão de gestão rural etc. Agora pensaremos em um curso para relacionar com psicologia, na área da saúde, pois entendemos que os cursos devem conversar entre eles, ter um núcleo forte", afirmou a reitora.

Célia destacou que seriam investidos cerca de R$ 36 milhões pelo governo federal. Serão 26 professores, mais 25 técnicos com ensino médio e superior, será construído um prédio de três andares, além de laboratórios modernos, salas de aula e mais para frente até um hospital veterinário para grandes animais. "A ideia é atender bem toda a região, já temos a parte acadêmica pensada, faremos uma biblioteca à altura e construiremos um anfiteatro. Precisamos apenas vencer a 8.666", brincou Célia, ao se referir à Lei de Licitações.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias