RÁDIOS

SAÚDE

Aumenta procura para doação de medula óssea em Três Lagoas

Brasil tem o terceiro maior banco de dados de doadores, com mais de 3,5 milhões

Por Loislenne Longui
23/10/2015 • 16h17
Compartilhar

O Hemonúcleo de Três Lagoas registrou, até agosto deste ano, 256 cadastros no Registro Nacional de Medula Óssea (Redome). Só no mês de setembro, foram feitos 99 cadastros. Segundo a auxiliar de serviços de saúde do Hemonúcleo, Silvana Domingos Ribeiro Aizawa, está aumentando o número de pessoas que têm procurado o Hemonúcleo para doações e cadastros.

O Redome foi criado em 1993 para reunir informações pessoais, físicas e genéticas de pessoas que se disponham a doar medula para o transplante. Assim quando algum paciente não possuir nenhum familiar compatível para doação, busca-se no Redome um cadastrado compatível.

O Brasil conta com mais de 3,5 milhões de inscritos e é o terceiro maior banco de dados do gênero no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, com 7 milhões e Alemanha com 5 milhões de doadores.

COMO DOAR

Para doar é preciso ter entre 18 e 55 anos e estar com boa saúde. Para se cadastrar vá até o Hemonúcleo localizado na rua Manoel Rodrigues Artez, 520, bairro Colinos onde será agendada uma entrevista para esclarecer dúvidas a respeito das doações e, em seguida, será feita a coleta de uma amostra de sangue (10 ml) para a tipagem de HLA (características genéticas importantes para a seleção de um doador). O transplante de medula óssea é um procedimento seguro, realizado em ambiente cirúrgico, feito sob anestesia geral, e requer internação de, no mínimo, 24 horas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Saúde