RÁDIOS

SAÚDE

Brasil vai cooperar com Cuba para implantar o programa Mais Alimentos no país

Por Redação
03/09/2012 • 14h29
Compartilhar

 O governo brasileiro assinou, na última quinta-feira (30), em Cuba, um acordo que prevê o empréstimo de U$$ 200 milhões para a implantação do programa Mais Alimentos no país. O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Fernando Pimentel, representou o Brasil na negociação.


Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Programa Mais Alimentos é uma linha de financiamento para a agricultura familiar implantado no Brasil em 2008. Tem o objetivo de promover a modernização produtiva das unidades familiares agrícolas em todo o território nacional.

Cuba foi o primeiro país fora do continente africano a solicitar cooperação nos moldes do Mais Alimentos África. Com o projeto, o governo brasileiro vai auxiliar os programas cubanos já existentes a atingir as metas de segurança alimentar, o aumento da taxa de mecanização da agricultura familiar e a conseqüente elevação da produtividade.

A proposta é apoiar o modelo existente em Cuba, com a agregação da oferta de capacitação e transferência de tecnologia. Também será estabelecida parceria com o governo brasileiro na área de políticas públicas para o desenvolvimento da agricultura familiar e na obtenção de financiamento para a aquisição de maquinário para o setor.

Segundo o Mdic, os recursos a Cuba serão liberados em três parcelas – a primeira ainda em 2012 e as outras duas em 2013.  O dinheiro servirá para o financiamento da exportação de máquinas e equipamentos agrícolas brasileiros.

Parceria com a África

Para ampliar a cooperação com os países africanos, o governo criou o programa Mais Alimentos África, inspirado na bem-sucedida iniciativa adotada em âmbito nacional. Por meio do programa, o governo federal financia exportações brasileiras de máquinas e equipamentos agrícolas destinados à agricultura familiar africana. Trata-se da transferência de conhecimento e de crédito para países que necessitam adquirir segurança e autonomia alimentar.

Também nesta semana, o governo de Gana veio buscar, no Brasil, conhecimento nas áreas de produção, armazenagem, distribuição e comercialização de alimentos. Na quinta-feira, uma delegação do país africano conheceu os programas brasileiros voltados à segurança alimentar e nutricional e de apoio à agricultura familiar operacionalizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Durante reunião com representantes da companhia e do Programa Mundial de Alimentos (PMA), os visitantes conheceram o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e a sua utilização na alimentação escolar do Brasil.

O governo de Gana está em fase de implementação de uma empresa semelhante à Conab, escolhida como modelo após pesquisa em diferentes países. Ao final do encontro de trabalho ficou acertada a vinda de uma missão técnica de Gana para conhecer, detalhadamente, o trabalho do governo brasileiro junto às cadeias de milho, arroz e soja.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Saúde