Rádios On-line
8936
TVC

Campanha de doação de órgãos nas redes sociais

Ministério da Saúde e o Facebook fecharam parceria para incentivar doação de órgãos no Brasil

6 AGO 2012 - 13h:20Por Redação

 O incentivo à doação de órgãos no Brasil ganhará as páginas de uma das redes sociais com maiores usuários no Brasil: o Facebook. No começo desta semana, a empresa fechou uma parceria com o Ministério da Saúde com o objetivo de ampliar o número de transplantes feitos no país.

A campanha será realizada por meio de uma ferramenta - já disponível no perfil do usuário da rede social – a qual possibilita que ele manifeste o desejo de ser doador de órgãos.

Em entrevista concedida à Agência Brasil, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que a estratégia consiste em usar as redes sociais para aumentar o diálogo com a população brasileira. Ele lembrou que, atualmente, quase 80 milhões de brasileiros têm acesso à internet e quase 40 milhões usam o Facebook. “Essa parceria permite que qualquer indivíduo deixe clara a sua opção de ser doador, de registrar em vida que deseja ser um doador”, disse. “Acreditamos que vamos criar um burburinho e dialogar com o público jovem para que, desde o começo, possa optar por registrar o desejo de ser doador”, completou.

Durante o lançamento oficial da campanha, o vice-presidente do Facebook para a América Latina, Alexandre Hohagen, explicou que a nova ferramenta permite aos usuários declararem a intenção de serem doadores de órgãos em apenas alguns minutos e compartilhar a informação com os amigos e membros da família que também têm perfil na rede social. O objetivo é realizar uma campanha em massa na qual cada usuário que aceitar ser doador também se transforme em um divulgador da campanha. “Para doar órgãos, é fundamental que haja o conhecimento e o consentimento da família. No momento em que isso for necessário, a família e os amigos saberão da intenção das pessoas. Essa estratégia não substitui o caminho formal, mas ajuda a tornar a intenção mais clara”, concluiu.

Quem tiver interesse em utilizar a ferramenta deve entrar em seu perfil no Facebook, clicar em Atualizar Status, escolher a opção Evento Cotidiano e, em seguida, na opção Saúde e Bem-Estar. Entretanto, o Ministério da Saúde lembra que, ainda sim, é necessária a autorização da família.

METAS

Nos primeiros quatro meses do ano, o Brasil alcançou a taxa de 13,6 doadores de órgãos para cada 1 milhão de habitantes – meta prevista para ser alcançada em 2013, aponta levantamento divulgado nesta semana, pelo Ministério da Saúde.

O número representa um total de 726 doadores, aumento de 29% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram notificados 564 doadores - enquanto a meta nacional era 11,4 doadores para cada 1 milhão de habitantes.

No primeiro quadrimestre de 2012, foram feitos 7.993 transplantes, crescimento de 37% em comparação aos quatro primeiros meses de 2011, ante 5.842 transplantes.

Deixe seu Comentário

JORNAL DO POVO MOBILE

TVC Canal 13

JORNAL DO POVO