RÁDIOS

SAÚDE

Campanha 'Zika Zero' será deflagrada nas escolas de Três Lagoas

Mobilização nacional ocorrerá na rede de educação, a partir de sexta-feira, 19

Por Kelly Martins
17/02/2016 • 12h03
Compartilhar

Para combater o mosquito Aedes aegypti e evitar registros do zika vírus em Três Lagoas, a Prefeitura Municipal aderiu à mobilização nacional de combate à doença, denominada “Zika Zero”. A campanha será lançada, na sexta-feira, 19, em todo o país, na rede de educação, com o objetivo de orientar e conscientizar alunos e professores sobre o risco de infestação do inseto.

As ações serão desenvolvidas nas 16 escolas municipais e nos 16 Centros de Educação Infantil (CEIs) da cidade, com atividades que levam à prevenção do zika. Três Lagoas está entre as cinco cidades de Mato Grosso do Sul que foram convidadas a participar da reunião com representantes do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, e assinar o “Pacto da Educação” contra o vírus. A campanha nacional contra o Aedes iniciou no sábado, 13, com visitas in loco nos imóveis de todas as cidades do país.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou nesta terça-feira, 16, uma reunião com diretores e corpo pedagógico da Rede Municipal de Ensino (REME) para traçar as ações que serão executadas nas escolas. “É muito importante que todos se envolvam nessa mobilização. Além do dia 19, vamos trabalhar a orientação de pais e alunos sobre a doença durante o ano inteiro,” disse a secretária Jussara Fernandes.

O coordenador de Educação e Saúde, Fernando Garcia Brito, esteve presente sanando dúvidas dos diretores de escola e explicando sobre os sintomas de cada doença. “Precisamos ficar muito atentos no controle dos vetores, pois é uma doença grave e que está evoluindo de forma rápida. Hoje, o mosquito possui asas maiores, já se alimenta a noite, é resistente ao inverno e seus ovos sobrevivem em superfície seca por até um ano e meio, comportamentos e características que antes não tinha”, pontuou.

Na sexta-feira, conforme a prefeitura, uma das unidades da REME vai receber a visita de um representante do MEC, que vem ao município para acompanhar as ações da campanha na cidade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Saúde