RÁDIOS

SAÚDE

Cidade registra o segundo caso de gripe A

A vítima é uma estudante de 23 anos, moradora do Jardim Dourados

Por Redação
03/08/2012 • 08h20
Compartilhar

 Três Lagoas registrou o segundo caso positivo de gripe A (H1N1). A vítima é uma estudante de 23 anos, moradora no bairro Jardim Dourados. Segundo a diretora do Departamento de Saúde Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Neide Yuki, o caso foi notificado no dia 17 de julho.

Ela informou que foi coletado o material e, no primeiro exame realizado, foi descartada a doença. Entretanto, a contraprova encaminhada ao Laboratório Aldofo Lutz, de São Paulo, confirmou o resultado positivo. Neide disse que a jovem ficou internada no Hospital Auxiliadora e recebeu o tratamento com o medicamento Tamiflu. De acordo com ela, a estudante já recebeu alta e passa bem.

De 18 de maio até ontem, foram registrados em Três Lagoas 18 casos suspeitos de gripe H1N1. Desses, dois foram confirmados e um ainda aguarda resultado. O primeiro caso de gripe suína registrado na cidade foi em uma criança de dois meses. O recém-nascido reside em Bodoquena e veio a Três Lagoas a passeio. Ele ficou internado no Hospital Auxiliadora e depois foi encaminhado a Campo Grande.

Neide informou que não é possível saber se o recém-nascido contraiu a doença em Três Lagoas. Entretanto, o caso fica registrado no município, já que a primeira internação dele ocorreu na cidade e o seu encaminhamento foi feito como paciente de Três Lagoas para a capital.

Em Mato Grosso do Sul, já foram notificados 295 casos suspeitos de gripe suína. Desses, 110 foram confirmados como positivos; sete óbitos registrados e nove casos continuam sob investigação. O último óbito foi registrado ontem. Uma paciente de 28 anos, de Sidrolândia, que estava internada no hospital em Campo Grande, morreu na madrugada de ontem, vítima da doença.

CUIDADOS

Segundo Neide Yuki, cuidados básicos de higiene podem prevenir contra o vírus influenza H1N1. “Hábitos básicos de higiene, como lavar as mãos com água e sabão ou o uso diário do álcool em gel podem evitar a doença”, salientou. A coordenadora informou que a vacina contra a gripe suína não é mais disponibilizada nas unidades de saúde, já que a meta de vacinação ao público-alvo já foi atingida.

SINTOMAS

 Os sintomas da gripe suína são febre alta - superior a 38 graus -, dores na cabeça, no corpo, nas articulações e na garganta, coriza, tosse seca - sem catarro-, vômito e diarreia. “É importante que, ao sentir os primeiros sintomas, as pessoas procurem uma unidade de saúde”, solicitou Neide. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Saúde