RÁDIOS

SAÚDE

Combate ao Aedes aegypti ganha reforço de 172 agentes em Três Lagoas

Anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde e profissionais vão ajudar no trabalho de busca de criadouro nas casas

Por Kelly Martins
23/12/2015 • 12h10
Compartilhar

Na tentativa de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da chikungunya e do Zika vírus, em Três Lagoas, 172 agentes comunitários vão atuar juntamente com os agentes do Setor de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, a fim de reduzir a incidência do transmissor dentro das casas, no município. O anúncio sobre o trabalho em conjunto foi feito pelo Ministério da Saúde após o alto número de casos registrados em Mato Grosso do Sul.

Ao todo, o estado vai receber reforço de 4.447 agentes comunitários nos 79 municípios. Em Três Lagoas, por exemplo, são mais de 2,1 mil casos notificados de dengue desde o início do ano. O número de pessoas diagnosticadas com a doença na cidade já é quatro vezes maior se comparado a 2014, e gera alerta pela tendência de aumento de contaminações por conta do período chuvoso.

Já em Campo Grande, os moradores vivem uma epidemia da doença com mais de cinco mil casos registrados e três mortes por dengue. A Prefeitura Municipal decretou nesta terça-feira, 22, estado de alerta contra o mosquito Aedes aegypt.

O mutirão contra a dengue em Três Lagoas está previsto para iniciar no mês janeiro e contará com 258 agentes, sendo 174 comunitários e 84 do setor de endemias. Segundo o Ministério da Saúde, os profissionais vão ajudar no trabalho de busca de criadouros, já realizado nas comunidades pelos agentes de combate às endemias, e darão orientações sobre as medidas de prevenção contras as doenças.

Gravidez

As mulheres em idade fértil e casais que desejam engravidar serão orientados sobre os cuidados necessários para evitar infecção pelo vírus Zika durante a gravidez. Os agentes vão intensificar a busca ativa de gestantes para início oportuno do pré-natal e acompanhar o desenvolvimento dos nascidos com microcefalia. A realização do acompanhamento gestacional, prioritariamente com início no primeiro trimestre da gravidez, é fundamental para a identificação de fatores de risco, entre eles a infecção pelo vírus Zika. No município, não há casos confirmados de Zika e nem da febre chikungunya.

Os agentes comunitários de saúde deverão visitar gestantes a cada 30 dias, orientando para o cumprimento do calendário vacinal e o comparecimento às consultadas agendadas do pré-natal e, também, para medidas de prevenção e controle à infecção pelo vírus Zika.

Sem recesso

Para prevenir novos casos notificados por dengue e a proliferação do mosquito Aedes aegypti, o Setor de Endemias de Três Lagoas estenderá o período de trabalho durante o final do ano, entre os dias 24 de dezembro a 4 de janeiro de 2016.

O trabalho diário de visita domiciliar, com orientações e fiscalizações para encontrar criadouros do mosquito nas residências, está sendo feito durante todo o ano. Nesse período, a principal ação será o trabalho de borrifação em locais que apresentam mais casos da doença. Dentre esses locais, está o bairro Santa Luzia, conforme aponta a Secretaria Municipal de Saúde.

Além disso, dependendo da situação da residência é realizado o manejo mecânico, com a remoção dos criadouros que são encaminhados para o aterro sanitário.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Saúde