RÁDIOS

SAÚDE

Doenças cardíacas são silenciosas e as que mais matam, aponta pesquisa

Cardiologista Luciene Granja aponta principais causas das cardiopatias e apresenta métodos de prevenção

Por Beatriz Rodas
01/08/2016 • 09h18
Compartilhar

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo. Em Três Lagoas, de 2010 a 2014 houve 1.064 mortes por cardiopatias, segundo dados oficiais do Departamento de Informática do SUS, o Datasus. A progressão é crescente. O maior dado registrado é de 2014, com 258 mortes -  o mais elevado na história, na cidade. No último registro de índice de mortalidade, em 2014, Três Lagoas possuía pouco mais de 85 mil habitantes, enquanto a população total do Estado atingia a 2,5 milhões de pessoas.

Segundo a médica Luciene Granja, cardiologista da clínica GastroCor, os principais vilões do coração são a hipertensão – primeiro e principal deles –, colesterol alto, diabetes, tabagismo e  o sedentarismo. “Na alimentação, o principal deles é o álcool. O consumo máximo permitido é de 30 mililitros por dia, que corresponde a uma taça de vinho ou 300 ml de cerveja, e as pessoas acabam consumindo bem mais que isso. Além da alimentação desregulada, com muita gordura e poucas frutas, verduras e legumes, e o alto consumo de enlatados e conservantes”, disse. A médica ainda ressalta o fato de o país não disponibilizar de alimentos orgânicos a preço acessível e a rotina movimentada das pessoas, que acaba impossibilitando uma alimentação saudável.

O grande número de mortes por cardiopatias tem característica assintomática. A maioria das doenças do coração não manifesta sintomas de alerta. O paciente não sente que está doente.As principais ocorrências que a médica revelou receber em seu consultório são as cardiomiopatias, como a insuficiência cardíaca, com alta incidência, doenças coronárias e as valvulopatias, que são enfermidades que ocorrem na válvula do coração.

Mas há como se precaver das enfermidades. “Exercícios físicos e dieta equilibrada são essenciais à saúde do coração. Se o paciente mantiver essas práticas em metade de sua vida, sua saúde estaria bem resolvida”, frisa a médica a respeito das atitudes benéficas para o coração. 
“Os pais têm que orientar os filhos a se alimentar bem, e o principal, inserir no dia a dia o hábito de atividades físicas. Fazendo isso, ocorre a formação de um adulto saudável e, por consequência, um idoso mais saudável. O estímulo à vida saudável deve ser costume”, adverte.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Saúde