RÁDIOS

SAÚDE

Família que sofreu botulismo recebe alta e passa bem

A família passou mal após consumir mortadela da marca Estrela

Por Redação
25/08/2012 • 09h20
Compartilhar

A família que foi internada com botulismo em Santa Fé do Sul, cidade paulista a 120 km de Três Lagoas, recebeu alta da Santa Casa na manhã de ontem, onde permanecia desde o último domingo, dia 19. Pai, mãe e dois filhos de 9 e 12 anos chegaram a ficar entre a vida e a morte na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) respirando com a ajuda de aparelhos por quatro dias. Segundo a Santa Casa, todos passam bem e não sofreram sequelas por conta da doença.

No dia em que deram entrada ao hospital todos sofriam com diarreia, vômito, dificuldade para andar e visão dupla. Foi necessária uma grande operação, com o apoio de um helicóptero da Polícia Militar (PM), para levar, da capital até Santa Fé do Sul, o soro de combate à intoxicação, já que a doença mata em cerca de cinco horas após a contaminação. A família passou mal após consumir mortadela da marca Estrela. 

Em nota, a Agência Brasil informou que a venda dos lotes 1E0712 da mortadela da marca Estrela e 300437 do milho verde em conserva da marca Quero foi proibida pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. A Vigilância Sanitária encaminhou os produtos para análise no Instituto Adolf Lutz, em São Paulo, para averiguar se eles estão contaminados com a bactéria Clostridium botulinum, que causa o botulismo.

A bactéria que causa o botulismo, que normalmente está no solo, também pode ser encontrada em alimentos mal conservados, principalmente nos enlatados e embutidos. O último registro da doença no estado de São Paulo foi em 2009. Desde o ano de 1997, quando a doença passou a ser de notificação compulsória, o estado registrou 22 casos, com cinco mortes.

A interdição dos lotes vale, pelo menos, até a conclusão das análises das amostras dos produtos recolhidas e encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz. A Secretaria de Saúde orienta as pessoas a não consumir alimentos enlatados cujas embalagens estejam danificadas. Também aconselha a ferver os alimentos industrializados por pelo menos cinco minutos, antes de consumi-los.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Saúde