Rádios On-line
11565

Governo federal começa a coletar dados sobre rede de atendimento social e assistencial

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) começa hoje (24) a coleta de dados do Censo 2012 do Sistema Único de Assistência Social (Suas)

24 SET 2012 - 15h:43Por Redação

 O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) começa hoje (24) a coleta de dados do Censo 2012 do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Realizado anualmente desde 2007, o levantamento traça um retrato detalhado da estrutura e dos serviços prestados pela rede de assistência social no país.


Este ano, o censo traz pela primeira vez questionários sobre unidades de acolhimento das redes pública e não governamental, responsáveis por abrigar crianças, adolescentes, mulheres ou idosos vítimas de violência, abandono ou negligência. Os locais também são indicados para pessoas cujos vínculos familiares foram rompidos e que se encontram em situação de rua.

De acordo com o MDS, além da estrutura física, dos recursos humanos e das atividades desenvolvidas pelas unidades, serão mapeados ainda a quantidade e o perfil das pessoas acolhidas. Os questionários podem ser visualizados, impressos e preenchidos no endereço http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/censosuas.

Para preencher os documentos, o responsável deve ter uma senha de acesso aos sistemas da Rede Suas com perfil cadsuas.município ou cadsuas.estado. Caso seja identificado algum problema na senha, o MDS orienta que o gestor entre em contato por meio do telefone 0800-707-2003.

Na primeira etapa da coleta de dados, gestores municipais e estaduais devem preencher os dados sobre as unidades de acolhimento, os centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e os equipamentos voltados ao atendimento de pessoas em situação de rua (centros POP).

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13