Rádios On-line
7916

Mais de 420 crianças foram vacinadas no último sábado

Campanha teve como objetivo ?colocar a carteira de vacinação em dia?

21 AGO 2012 - 09h:58Por Redação

 Foi realizado, no sábado, o “Dia D” da Campanha Nacional de Multivacinação do Ministério da Saúde (MS). Em Três Lagoas, 1.541 crianças compareceram aos postos de vacinação. Dessas, 429 receberam algum tipo de vacina e as demais não precisaram, pois estavam com as carteiras em dia. Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Humberta Azambuja, foram aplicadas 737 doses no total. Ela avaliou o resultado como positivo. “Nesta campanha, o fato de termos vacinado menos crianças é bastante positivo, pois significa que grande parte está em dia com o calendário de vacina”, pontuou.

A campanha segue até a próxima sexta-feira. “Todas as unidades de saúde do município continuam oferecendo as vacinas”, explicou Humberta. O objetivo da campanha é atualizar as carteiras de vacinação. Para isso, são oferecidas todas as doses do calendário infantil. Entre elas, as que previnem a paralisia infantil, pneumonia, hepatite B e a tuberculose.

No “Dia D”, as mães comparecem em bom número para levar os filhos de até 5 anos para regularizar a caderneta de vacinação e ressaltam que o ato é muito importante. A vendedora autônoma Rosana Silva Moura afirmou que em toda a campanha leva o filho Daniel Moura da Silva, de 4 anos. “É muito importante imunizar a criança. Trata-se de uma defesa que a impede de ficar doente”, disse. O menino mostrou-se corajoso e não chorou em nenhuma das duas “picadas” que levou.

Questionado se havia sentido dor, Daniel, tímido, apenas sinalizou com um movimento de cabeça que não. O caso dele, porém, pode ser considerado raro, pois a grande maioria das crianças acaba “chorando” bastante. Foi o caso de Ana Beatriz, 5 anos, que foi levada até o Centro de Especialidades Médicas (CEM) pela avó, Nilma Azambuja.

“É muito importante para a saúde dela. Normalmente, ela é bem corajosa e não chora, mas hoje aconteceu”, explicou a dona de casa. A vacinação, segundo a coordenadora do setor de Imunização da Secretaria de Saúde de Três Lagoas, Humberta Azambuja, está acontecendo apenas nos postos de saúde, pois não há postos volantes.

“Acredito que não virão muitas pessoas. Temos uma população de 7.756 crianças em Três Lagoas e, na campanha de junho, já atualizamos muitas delas. O nosso trabalho continua até sexta-feira e estamos à disposição dos pais”, frisou. Neste sábado, duas novas vacinas estão sendo aplicadas: a pentavalente e a pólio inativada.

“Somente as crianças que estão iniciando a fase de vacinação, que tem entre dois e quatro meses de vida, receberão essas vacinas. Recebemos 1.200 doses de cada e acredito que dá e sobra”, explicou a coordenadora. A campanha deste sábado se estenderá por uma semana, para que os pais tenham novas oportunidades de vacinar os filhos. 

Deixe seu Comentário

JORNAL DO POVO

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
7300